Como operar o câmbio opticruise Scania

Opticruise
Foto: André Machado RJ

Assista ao vídeo e aprenda a operar o câmbio da Scania.

Trata-se de um câmbio opticruise e a realização do vídeo e ensinar como ele funciona

O vídeo é muito interessante e logo no início é demonstrado todo o interior da cabine e como funcionam e estão localizados todos os acessórios.

Mas a ideia e explicar como funciona ao nível de um motorista, o câmbio optcruise desse modelo R-450 de caminhão Scania.

Ele demonstra as situações neutro “N”, Drive “D”, podendo deixar no modo automático etc, porém alerta, que mesmo estando no modo automático, tocando para baixo no pequeno câmbio, as marchas são reduzidas e tocando para cima as marchas aumentam.

Para engatar a marcha de ré, o veículo deve estar parado e pressionando a chave seletora de marchas em direção a coluna da direção e fazendo um pequeno movimento rotacional para baixo, percebe-se que a marcação “R” foi acionada e então o caminhão poderá ser deslocado para trás.

Esse modelo de câmbio possui três marchas de “Ré”, sendo “R1, R2 e R3”, tendo a velocidade aumentada conforme as trocas são efetuadas, sendo a marcação R1 a marcha mais lenta, utilizada para estacionar vagarosamente o bruto, além disso, o sistema possui o botão retarder e freio motor automáticos na própria alavanca.

É um câmbio muito prático.

Vejam essas dicas e várias outras nesse vídeo!

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho