Caminhoneiro

Caminhoneiro cobre carga embaixo de chuva enquanto colegas filmam sem ajudar

Indignado o relator do vídeo demonstra sua insatisfação ao ver um caminhoneiro em apuros para enlonar sua carga sem ter ajuda de ninguém.

O problema é que essa prática exige certos cuidados com a segurança, por ser considerado trabalho em altura e ainda chovia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um caminhoneiro em apuros, tendo que cobrir sua carga em sua carreta, enquanto a chuva aumentava rapidamente.

A indignação do relator do vídeo é que apesar de estar sendo filmado, ninguém se propôs a ajudar o caminhoneiro.

Porém, precisamos relatar um problema grave de segurança, mas que normalmente é realizado por muitos caminhoneiros em nosso país, que é a etapa de enlonamento da carga e da descarga.

Considerado um trabalho em altura, que expõe riscos ao caminhoneiro, a Norma Regulamentadora (NR) de que trata trabalho em altura, recomenda que essa prática somente seja executada com a utilização de cinto de segurança certificado pelo Ministério do Trabalho e sustentado por uma “linha de vida”, caso o enlonador tenha um mal súbito ou escorregue, vindo a cair de cima do veículo, podendo até causar a sua morte.

Portal Rodoviário

É um risco que deve ser avaliado e evitado, pois quem nunca teve tonteira, após uma jornada exaustiva, sem se alimentar direito e ao chegar em seu destino, ainda ter que descarregar ou carregar o caminhão?

É um ato que somente deveria ser executado com as devidas proteções, com uma outra pessoa em vigilância e com as orientações de um técnico de segurança do trabalho, caso existam dúvidas.

Por esse motivo, muitas empresas que presam pela Segurança e Saúde do Trabalhador, só permitem que essa operação seja realizada de forma adequada, dentro dos padrões estabelecidos em NR de trabalho em altura, interrompendo a operação, caso algum procedimento de segurança não seja cumprido.

Apesar disso, na prática, muitos caminhoneiros correm esse risco em que eles próprios fazem o enlonamento da carga e da descarga, colocando sua vida em risco.

Não basta fixar o cinto ao próprio veículo, tem que ser fixado em uma linha de vida, devidamente ancorada e que suporte todo o peso de uma pessoa.

Essa é a forma correta e talvez por esse motivo, as pessoas não tenham ajudado o caminhoneiro, mesmo sabendo que ele se encontrava em apuros naquela ocasião.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 20 de abril de 2022 10:49

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Vídeo mostra escavações sendo realizadas de forma inacreditável

Difícil de acreditar quando percebemos algumas situações de escavações sendo feitas de forma negligente, com…

2 horas atrás

Caminhoneiro faz piada e acaba sendo morto

Após uma brincadeira do caminhoneiro, o eletricista tomou uma atitude errada e completamente equivocada

2 horas atrás

Caminhoneiro na Argentina manda recado para o Presidente Bolsonaro

Caminhoneiro argentino grava um depoimento e envia recado para Bolsonaro e para os Brasileiros, para…

2 horas atrás

Como foi feito o comercial da Volvo com o ator Jean-Claude Van Damme

Esse incrível comercial da Volvo que gerou uma série de vários outros, teve inicialmente o…

2 horas atrás

Raízen personaliza caminhão Volvo FMX com grafismo e as cores LGBTia+

A pretensão da Raízen, que é uma empresa integrada de energia e referência em biocombustíveis,…

3 horas atrás

Caminhoneiro entra dentro de enchente e o pior acontece

Caminhão provocou uma forte onda de água.

10 horas atrás