Vídeo mostra uma carreta carregada de algodão tombando em uma curva

Foto: Reprodução de vídeo

O excesso de velocidade e o tipo de carga transportada podem ter sido um dos fatores determinantes que ocasionaram no tombamento da carreta.

Em velocidade fora do normal, a carreta efetua uma curva e logo em seguida tomba, derramando a carga na pista, danificando completamente o veículo

Um veículo que vinha atrás da carreta filma todo o processo desde antes da curva, durante e depois com o tombamento.

O que ocorre muitas vezes é o deslocamento da carga em virtude da mudança do centro de gravidade, sendo diretamente afetada pela velocidade em que o condutor do caminhão propôs ao trafegar pela rodovia.

YouTube video

Não existem buracos, não existem animais ou qualquer outro obstáculo na pista, não existem freadas bruscas e sim a verificação da tentativa do condutor do veículo virar em uma curva, apenas isso.

Talvez a altura da carga tenha influenciado também, uma vez que isso promove a falta de estabilidade do veículo, pois a curva nem era tão acentuada para que isso ocorresse da forma em que foi flagrado pela filmagem.

Resta à polícia federal, juntamente com a civil, verificar se haviam sinais de embriaguez ao volante ou outra condição que pudesse proporcionar descuidos ao volante, como uso de drogas etc.

Caso contrário, deverá ser apurado pelo tacógrafo se informações ali constantes possam elucidar um pouco mais o caso, como a apuração da velocidade no local do acidente.

Não temos maiores informações sobre o caso, tão pouco sobre o estado de saúde do condutor do caminhão, apesar da gravidade do acidente, mas serve como exemplo do que não deve ser feito ao transportar cargas desse tipo.

Redação – Brasil do Trecho