Veja o caminhão VW Hormiga com mecânica de Fusca feito no México

Foto: VW

O utilitário da VW é considerado um dos mais raros do mundo.

A aparência é completamente diferente do fusca, mas o motor é refrigerado a ar

O carro mais fabricado do mundo o fusca tornou-se bastante popular no mundo inteiro e permaneceu em produção por mais de 65 anos, onde a VW – Volkswagen fabricou mais de 21 milhões de veículos em 21 fábricas em todo o mundo.

No México a produção durou bastante também de 1967 a 2003 e com a boa e velha mecânica refrigerada a ar, não faltaram recriações de veículos.

Fo no México que a VW decidiu construir um pequeno caminhão chamado de VW Hormiga, tendo um motor refrigerado a ar na frente, embaixo do painel, com tração apenas nas rodas dianteiras.

Ele na verdade nasceu na Alemanha Ocidental como EA489 Basistransporter, porém sua produção foi terceirizada para o México, onde foi batizado de Hormiga que significa “formiga” em Espanhol.

Sem relação com o fusca, exceto por seu motor, o Hormiga foi projetado como um caminhão pequeno e básico para os mercados emergentes no leste da Ásia e na África.

Possuía motor de 4 cilindros de 1,6 litros e apenas 50 cv, com um desenho bem simples. Apesar da pequena potência, o motor boxer tinha força para rebocar até 1.000 kg e empurrá-lo a uma velocidade máxima de 85,5 km/h.

Seu design era muito simples e para a época não tinha tanta importância. Era um caminhão resistente e acessível, mas mesmo assim não teve o mesmo sucesso do fusca.

O Hormiga é considerado um dos modelos da Volkswagen mais raros em todo o mundo, tendo apenas uma produção total de 6.200 exemplares.

Redação – Brasil do Trecho