Projeto de lei promete acabar com a venda do diesel S500 no Brasil

Projeto de lei promete acabar com a venda do diesel S500 no Brasil
Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

O combustível é um derivado comum do diesel no Brasil

Uma nova proposta tramita na câmara dos deputados e promete eliminar a venda de diesel comum no Brasil. O projeto de lei 302/22 consiste em diminuir o diesel S500 aos poucos até que ele não exista mais no país.

Os postos de combustíveis contam com duas opções de óleo diesel: O S10, que tem o menor teor de enxofre e o S500, com maior teor de enxofre e poluição, sendo proibido o abastecimento em caminhões fabricados a partir de 2012. 

O projeto visa exatamente em cima do diesel S500 para que ele seja reduzido a partir do segundo ano do vigor da lei  em 10% a cada 12 meses, até que não exista mais em circulação no Brasil.

O deputado Roberto de Lucena (PODEM-SP) é o responsável pela autoria do projeto e relata que tem como objetivo diminuir o combustível que é tão prejudicial ao meio ambiente e afeta a saúde da população com doenças respiratórias. Apesar do valor ser menor que o diesel S10, as consequências para a saúde são bem maiores.

A proposta ainda passará pelas comissões de meio ambiente e desenvolvimento sustentável; minas e energia e constituição e justiça e de cidadania.

Redação – Brasil do Trecho