PRF flagra caminhoneiro com Curso Específico de Transporte Produtos Perigosos falso

PRF flagra caminhoneiro com Curso Específico de Transporte Produtos Perigosos falso
Foto: Reprodução / PRF

Caminhoneiro é detido com documento falso para o transporte de produtos perigosos na Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou um motorista na manhã do último domingo(13) que dirigia um caminhão tanque na BR-242, no km 408, nas proximidades de Seabra, estado da Bahia.

Uma fiscalização de praxe estava sendo feita no local e solicitaram ao caminhoneiro os documentos de habilitação, carga e veículo.  Na entrega dos documentos foi verificado que o CETPP (comprovante de participação em curso para o transporte de produtos perigosos) estava irregular.

Através do CNPJ da empresa citada no papel, foi averiguado na via cadastro no sistema e constatou-se a falsidade do documento.

O caminhoneiro também trafegava com perfuração no tanque onde espalhava pela rodovia líquido inflamável, prática inaceitável e já denuncia que ele realmente não possuía autorização e curso específico para transportar esse tipo de carga. 

O motorista alegou que foi feita a reciclagem em uma empresa de Lauro de Freitas, no estado baiano. Diante dos fatos, o caminhoneiro foi encaminhado para a delegacia por crime ambiental artigo 56(vazamento de inflamável) e uso de documento falso conforme o artigo 304 do Código Penal.

Vale ressaltar que quando se trata de transportar produtos perigosos, é necessário um profissional com todos os requisitos que a função exige. Como o próprio nome diz, produtos perigosos podem ocasionar um acidente de grandes proporções quando mal manipulado, e afetar todos os componentes do trânsito, motorista, motociclista, pedestre além do meio ambiente, esteja atento!

Redação – Brasil do Trecho