Foto: Nilson Bastian/CD / Agência do Senado
Com todo o alarme provocado pelo anúncio da Petrobras com o aumento do diesel, uma pergunta ficou no ar, por que o frete não segue o reajuste do novo repasse do combustível?
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a responsável por garantir a atualização da tabela de fretes que estabelece um preço mínimo para o frete no país.
Criada em 2018 em resposta a uma das reivindicações dos caminhoneiros que estavam em greve naquele momento, a tabela virou a base para qualquer frete de carga realizado no Brasil.
Desde sua criação, ela leva em conta o tipo de carga, a quantidade de eixos do caminhão e a distância percorrida para entrega da mercadoria. Nos últimos meses o valor do diesel subiu consideravelmente diversas vezes e o preço mínimo do frete não seguiu a essas constantes altas, fato que gerou um grande rombo no bolso dos caminhoneiros.
As contas não são justas no fim do mês. As despesas superam o lucro, isso quando ele existe. Além do mais, não há uma fiscalização genuína para controlar o cumprimento do preço mínimo do frete já que tanto alguns transportadores como clientes aceitam valores abaixo da tabela. Com certeza veremos nos próximos dias movimentos de caminhoneiros levando esse assunto à pauta.
Redação – Brasil do Trecho
Esta postagem foi publicada em 14 de março de 2022 10:00
O motorista parou quase em cima da linha do trem e acabou sendo atingido Já…
O veículo não conseguiu subir e quase provocou um grave acidente Em um vídeo divulgado…
Conheça o rei da estrada fabricado pela Scania Várias marcas de caminhões são sucesso absoluto…
Inspetor da Polícia Rodoviária Federal fala mais sobre o assunto O canal do YouTube Planeta…
Não houve nenhuma vítima fatal desse incidente Uma onda de frio intensa chegou no Brasil…
A transportadora abriu uma nova oportunidade para motoristas A empresa anunciou um novo processo seletivo…
Este site usa cookies para sua segurança, conheça a nossa política de privacidade.
consulte Mais informação
Deixe um comentário