Confira a História do caminhão Scania LK

Foto: Scania

A primeira cabine avançada basculante foi lançada no Brasil com esse modelo.

Scania LK também era considerado o mais potente caminhão da época

A primeira cabine avançada basculante no Brasil foi lançada através do modelo Scania LK-140, LK-141 e LK-111. Também era o caminhão mais potente com o lendário motor V8 e com participações inclusive no cinema.

O modelo LK-140 foi lançado em 1974 para a linha de produção em 1975. O projeto de cabine era para abrigar o grande motor V8 de 14 litros e tinha como responsabilidade oferecer mais potência o que era necessário para o transporte pesado que na época crescia muito em nosso país.

O sistema hidráulico para elevação da cabine também era uma novidade, facilitando o acesso ao motor. A fábrica brasileira responsável pela fabricação desta cabine foi a Brasinca.

O motor, um turboalimentado de 14 litros, possuía um bloco com cabeçote de ferro, 2 válvulas por cilindro e tampas individuais do cabeçote em formato “V”, com bomba injetora de atuação direta.

Esse motor gerava 350 cv e 127 mkgf de torque, sendo considerado o caminhão mais forte e potente naquele período, onde seu concorrente um FIAT modelo 190, tinha apenas 275 cv e o MB 1924 268 cv.

O LK-141 entrou para a história do cinema nacional ao participar da primeira temporada da série Carga Pesada, entre 1979 e 1981, onde a Scania disponibilizou para o seriado um modelo completo, engatado em uma carreta.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho