Com alta no diesel Scania sai na frente com caminhões sustentáveis

Com alta no diesel Scania sai na frente com caminhões sustentáveis
Foto: Reprodução / Scania

Fabricantes estão atualizando os seus caminhões com alternativas para motores sem utilização do diesel

Quando se fala em liderança de caminhões modernos, a Scania sai em disparada no território brasileiro. A empresa é a principal no ramo dos caminhões movidos a gás biometano e novos modelos para o segmento do agronegócio e coleta já foram apresentados ao mundo dos transportes.

Para se entender melhor, o gás biometano é muito fácil de ser encontrado já que é produzido a partir de resíduos orgânicos onde todos têm em casa, o lixo. Algumas entidades da linha S promovem cursos para produção do biogás na própria casa o utilizando para o abastecimento do fogão.

A Scania produz caminhões abastecidos a gás há algum tempo no Brasil e se tornou líder nesse segmento. Esses veículos também podem ser abastecidos por GNV(Gás Natural Veicular) o que gera continuação da sustentabilidade e garante acesso ao motoristas a outros combustíveis já que o biometano é ainda raro de encontrar para abastecimento.

Em comparação com o diesel, com certeza o biometano sai em grande vantagem para o meio ambiente. Ele diminui em 90% as emissões de CO2 na atmosfera em comparação ao combustível utilizado atualmente nos caminhões.

Fontes renováveis de combustível se tornam uma grande alternativa para o momento que o mundo vive com preços alarmantes do barril de petróleo refletindo drasticamente no valor dos combustíveis em cada país. O instrutor de química e física do Sest/Senat Brasília, José Leonardo, garante que a Scania sai na frente no quesito sustentabilidade.

“Com os valores do petróleo da forma que tá, todo tipo de energia diferente é de excelente relevância. A Scania se supera nesse segmento,” afirma o instrutor.

No Brasil especificamente quem mais sofreu foi o diesel com um reajuste de 25% anunciado na última semana pela Petrobras.

Redação – Brasil do Trecho