Caminhoneiros não aguentam mais e acionam a Petrobras na justiça

Lideranças afirmam que caso não haja um retorno a greve é certa
Foto: Wallace Landim-Chorão

Abrava entra com uma ação contra a Petrobras.

O pedido foi protocolado no TRF-1 para suspender reajustes pela estatal

A Abrava – Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores providenciou uma ação na Justiça Federal pedindo a suspensão da política de preços da Petrobras. 

A ação foi assinada por Wallace Landim, o Chorão, líder que representa os caminhoneiros, protocolando neste último sábado, um pedido no Tribunal Regional Federal da 1ª Região do Distrito Federal, solicitando a suspensão da Política de Paridade do Preço Internacional, em vigor desde outubro de 2016. 

Chorão afirma que cada aumento dos combustíveis “estrangula” os brasileiros, refletindo nos preços de alimentos, remédios, entre outros itens. “Não somos contra a Petrobras ter lucro. O que não aceitamos é que ela tenha um lucro de 1.400% em detrimento do sofrimento dos brasileiros e principalmente dos que trabalham com transporte.” 

Na semana anterior, a estatal aumentou os preços nas refinarias em 24,9% para o diesel e 18% para a gasolina. 

Essa decisão ocorreu após a disparada do barril de petróleo no mercado internacional, depois da invasão da Rússia à Ucrânia, aumentada pelo embargo americano ao petróleo exportado pela Rússia.

O barril chegou próximo de 140 dólares e apesar do recuo no início desta semana, o barril do tipo Brent opera acima dos 100 dólares, patamar que se encontra há duas semanas. 

Chorão afirmou que essa nova alta dos combustíveis precisa de uma resposta de toda a sociedade, solicitando um posicionamento do presidente Jair Bolsonaro e não apenas dos caminhoneiros. 

O povo, seja de esquerda ou de direita, está sofrendo, finaliza Chorão.

Redação – Brasil do Trecho