Caminhão boiadeiro é flagrado transportando animais em condições insalubres

Caminhão boiadeiro é flagrado transportando animais em condições insalubres
Foto: Reprodução / PRF

PRF resgatou os animais em condição de maus tratos

Uma cena de maus tratos aos animais foi flagrada em um caminhão que transitava na BR-242 em Seabra, estado baiano. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi a responsável por resgatar esses animais que seguiam em condições precárias em um caminhão boiadeiro.

Na última segunda-feira (21) a PRF fiscalizou a rodovia BR-242 e resolveu abordar um caminhão com emplacamento de Ibotirama para averiguação. 

O procedimento de praxe foi feito pedindo a documentação do motorista e da carga. Logo o caminhoneiro informou que transportava bezerros e não estava em posse do papel para o transporte dos animais.

Em uma averiguação mais detalhada, foram vistos no compartimento de carga duas vacas, quatro porcos, 12 bezerras e 29 bezerros em condições precárias de transporte e sobrevivência.

Os animais estavam amontoados e inclusive um porco provavelmente foi pisoteado e não resistiu sendo encontrado morto. Um bezerro também foi encontrado sem vida. Os animais apresentavam sinais visíveis de cansaço e desconforto por estarem em um local tão pequeno e sendo transportados de forma irregular.

Os responsáveis pelos bichos e seu transporte irão responder por maus tratos aos animais domesticados e poderão receber pena de dois a cinco anos de reclusão, seguidos de proibição de guarda e multa.

O crime está previsto na lei ambiental e uma ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Redação – Brasil do Trecho