Veja como a polícia quer fechar o cerco contra caminhões arqueados

Foto: Reprodução da internet

A PRF vai reter todos os caminhões arqueados fora do padrão, mesmo que seja por alguns centímetros.

A Recomendação da PRF é retirar de circulação todos os caminhões que estiverem arqueados acima do limite máximo permitido

A PRF – Polícia Rodoviária Federal, em face da repercussão que o tema ganhou, recomendou aos seus agentes que retenham todos os caminhões que estiverem arqueados acima do limite permitido pela legislação.

Após a tragédia que ganhou notícia em vários sites e programas de TV, envolvendo pai e filho em um grave acidente e que deixou dois mortos foi determinado, para todo o Brasil pela PRF, a intensificação da fiscalização para esse tipo de infração.

Os influenciadores e youtubers, que valorizam a prática de arqueamento de caminhões, criam um ambiente de impunidade para que cada vez mais pessoas sigam a moda, alegando que dá maior estabilidade e o que ocorre na verdade é justamente o contrário.

Mesmo com alterações menos ousadas a PRV afirma que não deixarão passar nada e até aqueles veículos arqueados com poucos centímetros acima do permitido, serão retidos.

O caso que envolveu os caminhoneiros pai e filho (mesmo seus veículos não estando muito arqueados) o caminhão de seu filho ficou completamente destruído entrando por baixo da traseira do veículo de seu pai, provocando a morte de Gerson e sua esposa Patrícia.

De acordo com a legislação atual, a elevação da traseira do caminhão não pode ultrapassar dois graus, o que corresponde a 3,5 centímetros de altura, devendo ainda constar no CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

A fiscalização da PRF verificará a documentação e conferirá a altura do arqueamento.

A medida atual intensificará a fiscalização e retirará de circulação os veículos abordados que ultrapassarem o limite previsto de arqueamento e somente será liberado após a regularização, além de aplicação de multa de R$ 195,23.

Muitos fazem o arqueamento por acharem bonito, influenciados pelas redes sociais, porém os perigos que isso acarreta são enormes, pois altera a estabilidade do caminhão, modifica o centro de gravidade do veículo e aumenta a possibilidade do efeito “guilhotina” para quem colide na traseira de um caminhão arqueado.

Redação – Brasil do Trecho