Redes privadas aumentam o preço dos combustíveis mais do que a Petrobras

Redes privadas aumentam o preço dos combustíveis mais do que a Petrobras
Foto: Arquivo pessoal / Reprodução G1

Combustível mais caro não é culpa apenas da Petrobras

Na antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam), atual Mataripe(administrada pela Acelen, o valor dos combustíveis no ano de 2021 subiu consideravelmente expressando valores maiores do que os emitidos pela Petrobras.

Desde 1º de dezembro do ano passado o preço na refinaria Mataripe subiu 7,40% indo contra aos valores da Petrobras que no mesmo período subiu 1,85%.

A Acelem informou que o preço pode variar de acordo com cada estado e segue aplicando a cotação do petróleo de acordo com o mercado internacional e ao câmbio.

Vale ressaltar que esse tipo de política é também adotada pela Petrobras segundo a paridade internacional de preço, mesmo assim o valor vendido às refinarias pela estatal foi bem menor em comparação a Acelem.

O coordenador-geral da Frente Única dos Petroleiros(FUP) e diretor do Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetros – Bahia), Deyvid Barcelar, afirmou que a culpa do aumento do combustível é devido ao monopólio regional privado.

“Por conta do monopólio regional privado [criado com a venda da Rlam], a Acelen promove no mercado baiano e nordestino o terceiro aumento de combustíveis em detrimento dos dois reajustes da Petrobras”, afirmou Barcelar.

O diretor do sindicato ainda afirma que o único motivo para Acelen aumentar os preços do combustível bem maior do que o reajuste da Petrobras, é a busca por grandes lucros.

Redação -Brasil do Trecho