PRF alerta quais são os riscos de um caminhão arqueado

Foto: Reprodução

Veja esse vídeo com as orientações da PRF sobre o que os arqueamentos de caminhões podem causar.

A intensão é tentar mostrar para quem utiliza essa prática, o que pode ocasionar

A PRF – Polícia Rodoviária Federal tenta expor nesse vídeo os riscos de arquear o caminhão. O quê pode ocasionar e o quê deve ser evitado para não ocorrerem acidentes fatais nas estradas, relacionados a esse tipo de comportamento.

Muitos acreditam que arquear a traseira do caminhão, deixa o veículo mais na mão, porém, pode estar escondendo ali outros riscos que não são diretamente percebidos, como o desgaste prematuro de peças e com isso, forçará a uma manutenção preventiva com maior intensidade, ocasionando em maiores gastos também.

Se nesse momento de crise, com o valor do combustível nas alturas, não dá para ficar gastando em serviços para adequar a suspensão sempre que necessário e de acordo com a característica da carga, pois será um custo a mais para o caminhoneiro.

A PRF alega principalmente sobre o aumento de acidentes desse tipo de prática (arqueamento da traseira), que isso modifica as características de fabricação do veículo, que engenheiros não recomendam alterarem, pois força mais a suspensão, projeta lateralmente o veículo em curvas, projeta a carga para à frente ocasionando risco para o motorista em casos de freadas bruscas, desgaste de peças com maior intensidade, efeito guilhotina em caso de colisão traseira por veículos de menor porte ou até mesmo caminhões, dentre outros fatores.

Para a PRF é mais segurança nas estradas se o veículo permanecer em seu estado original!

E você amigo caminhoneiro, o que acha de tudo isso? Deixe aqui sua opinião!

Redação – Brasil do Trecho