Pontos positivos e negativos da profissão caminhoneiro

Foto: Reprodução da internet

Por que profissionais escolhem a profissão de suas vidas de ser um caminhoneiro?

Conheça todo o glamour e os reverses dessa profissão

Imagine uma profissão em que você pode trabalhar com a liberdade de poder viajar para onde quiser ir e vir, tendo o tempo como seu parceiro e poder conhecer novas pessoas a cada dia!

Agora pense nas dificuldades que qualquer profissão possui e aqui não é diferente, mas também terá a opção de fazer aquilo que você mais ama na sua vida, que é dirigir ou pilotar um pesado nas estradas desse Brasil imenso e aventureiro, cheio de oportunidades e de paisagens maravilhosas!

Essa é a vida de um caminhoneiro, que faz o que mais ama na vida, mas também sofre as consequências e as injustiças de mais de uma década de governos incompetentes ou que não vislumbraram ainda na categoria, todo o potencial que podem levá-los ao sucesso!

Sim, os caminhoneiros ainda não conhecem a força que tem e o que eles podem transformar, ou seja, a política, a economia, seus benefícios, sua vidas etc.

Conheça aqui alguns dos principais pontos positivos e negativos da profissão caminhoneiro

Pontos positivos

A sensação de liberdade, do sonho de ser o dono do seu próprio caminhão, poder conhecer novas pessoas, novas paisagens e lugares diferentes a cada dia, de ser uma profissão aventureira, de permitir atuar com horários flexíveis, da possibilidade de rentabilidade de acordo com seu esforço, de poder sentir o sol, a chuva, o vento, de conhecer novas culturas, novos sabores de comidas maravilhosas, enfim é uma quantidade enorme de benefícios que atraem muitos profissionais a querer atuar em uma das profissões mais glamorosas que existe!

Pontos negativos

Como qualquer outra profissão, ser caminhoneiro também tem suas dificuldades, mas como dizem os mentores e consultores no assunto, quando se faz com amor, dedicação e carinho daquilo que mais gosta, tudo fica muito mais fácil!

A falta de segurança nas estradas, o desgaste emocional e físico, a ausência da família, salários baixos, rotina solitária, difícil, cansativa e árdua de trabalho, falta de pontos adequados para paradas com banheiros limpos, comida saudável, estacionamentos gratuitos, com manutenções e lavagens de graça, combustíveis caros, estradas ruins, falta de reconhecimento principalmente da classe política, governadores, presidente e falta de infraestrutura em geral.

O que queremos para nossos caminhoneiros?

Que os tratem com dignidade, que eles sejam respeitados, que conquistem todos os seus benefícios (pois é seu direito), que os políticos os vejam como sendo uma parte importante e estratégica para o desenvolvimento de nosso país, que tenha uma política de infraestrutura em geral para atendê-los, desde melhores estradas até pontos adequados de paradas.

Que tenham boas remunerações e permaneçam em nosso país e tenham orgulho dele, que as polícias federal, estadual e municipal garantam sua segurança com novas tecnologias e ideias institucionais e mais humanas do que as praticadas atualmente, que as leis sejam atualizadas e de fato concretizadas em benefício da categoria, para que tenham uma tabela nacional de frete, com valores atualizados mensalmente e de acordo a cobrir todos os seus custos operacionais, pois entendam que isso não traz nenhum impedimento para prática de livre mercado, apenas estabelecerá uma base inicial de preços e não o seu desfecho final. 

Que os postos de combustíveis percebam que atender bem para atrair o consumidor, em especial o caminhoneiro, é sempre o melhor e o único caminho, pois ninguém retornará se não for bem tratado, caso queira ter vida longa em seus negócios, do contrário sucumbirá rapidamente.

Trate os caminhoneiros como sendo seus irmãos, tenham empatia com eles, entendam suas dificuldades, seu cansaço, percebem suas necessidades e o que os empresários dessa modalidade devem fazer para melhorar a situação atual.

Enfim, que os governos de todas as instâncias, retomem o crescimento do país, da economia e dos investimentos, colocando sempre o caminhoneiro à frente de seus projetos, organizando, planejando e executando em prol do caminhoneiro e da população brasileira!

Que o caminhoneiro brasileiro possa ser o exemplo de sucesso de sua profissão para o mundo!

Redação – Brasil do Trecho