Ministro da Infraestrutura promete “vista grossa” por parte da PRF em virtude da intensificação das fiscalizações

Foto: PRF Divulgação

A ideia do ministro é diminuir as insatisfações dos caminhoneiros em virtude das constantes fiscalizações que estão sendo efetuadas pela PRF, em especial com o arqueamento de caminhões.

Ele comenta que realmente está havendo um excesso de rigor e que isso só aborrece e causa multas desnecessárias

Um áudio divulgado no WhatsApp do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, prometendo intervir junto à PRF para que reduzam as fiscalizações que estão impactando em muitas multas aos caminhoneiros nas estradas, tem sido o assunto do momento.

Segundo o ministro, ele comenta que estão percebendo um excesso de rigor e que agentes estão se prendendo em situações que, embora estejam em norma, só aborrecem e causam multas desnecessárias, pois não ocorrem contra a segurança.

Após acidentes recentes com arqueamento de traseiras de caminhões, em especial envolvendo a morte de um filho ao colidir com seu caminhão na traseira do caminhão de seu pai que vinha à frente, a Polícia Rodoviária Federal – PRF tem intensificado fiscalizações em todo o Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=U3THFDS3hiY

O assunto aumentou a polêmica logo após um youtuber comentar sobre as vantagens de se arquear o caminhão, alegando que essa prática deixa o veículo “mais não mão”, em curvas etc, porém contrariando opiniões técnicas de engenheiros e consultores no assunto, que comentam que isso pode causar desgaste prematuro de peças, deslocamento do centro de gravidade da carga para frente, sobrecarga da suspensão, dentre outro fatores, além do principal que seria o efeito guilhotina para quem acaba colidindo na traseira, nos casos de freadas bruscas do caminhão, levando à um acidente fatal.

A intensificação das fiscalizações pela PRF culminou com a revolta de muitos caminhoneiros pois, alguns agentes da PRF não estaria levando em consideração o arqueamento máximo permitido por lei e em alguns casos, nem a medição estaria sendo efetuada corretamente de acordo com o apontado na documentação do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, além do que começaram à ser verificados vários outros itens pelos agentes, como capa de parafusos, antena instalada à frente na dianteira do veículo, instalação de luzes de led, faixas refletivas, dentre outros.

Chamada por muitos caminhoneiros de uma verdadeira “perseguição” pelos agentes federais, a categoria tem sinalizado outros problemas, como por exemplo, o excesso de multas que eles estão sendo obrigados a absorver, o que vem acabando com qualquer possibilidade de lucro ou de manutenção do veículo, pois não estaria sobrando dinheiro para mais nada.

Desta forma, sensibilizado com o problema e as vésperas de novas eleições que obrigam o governo federal a tomar novas iniciativas e rumos para solução desses casos recentemente apontados, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garante que em conversa com o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, estará sendo criado um grupo de trabalho para revogar (tornar sem efeito) algumas normas de trânsito consideradas desnecessárias, junto ao CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, para eliminar o que alega estar “enchendo o saco”, gerando multas que não contribuem com a segurança.

Com isso, afirma o ministro, estaria dando um tempo com as fiscalizações nas estradas focando naquilo que realmente é importante, alcoolismo, uso de drogas ao volante etc.

Apesar de não ser da alçada do ministério da Infraestrutura e sim da Justiça e pelo fato do ministro Tarcísio deixar a pasta em março para se candidatar ao governo de São Paulo, ele garante a veracidade de suas declarações e da conversa que teve com o diretor-geral da PRF.

Redação – Brasil do Trecho