Manutenção de carros e caminhões enormes

Foto: Reprodução de video

Veja nesse vídeo espetacular como efetuar manutenções, lavagens, troca de pneus de caminhões e veículos enormes e muito mais.

Mesmo uma pequena avaria pode ocasionar em uma perda de milhões de dólares

É surpreendente o que a inteligência humana pode fazer. Esse vídeo mostra uma mineradora australiana inovando no sistema de manutenção de carros e caminhões enormes, entre vários outras coisas.

Ele comenta inicialmente que uma pequena avaria pode ocasionar na perda de milhões de dólares e por isso é muito importante que se faça uma manutenção correta. Mas quando se trata de um caminhão enorme, bi-trem, por exemplo, como pode ser feita a manutenção de forma minuciosa?

Eles utilizam elevadores de colunas inovadores em que o mecanismo é composto de várias colunas em que um computador as mantém sincronizadas e juntas, elevando carretas à uma altura de 1,7 metros, permitindo que os mecânicos possam verificar toda a parte inferior e peças importantes do veículo, efetuando os reparos rapidamente.

As colunas também podem ser movidas separadamente e por serem portáteis podem ser instaladas em qualquer lugar conveniente.

https://www.youtube.com/watch?v=vSjY9fz2Xj0

E a lavagem de um caminhão gigante, como é possível fazer rapidamente?

Já pensou na lavagem de um caminhão basculante de 400 toneladas e mais de cinco metros de altura? Aqueles que passam em programas de mineração e conseguem transportar uma carga grande de terra rapidamente?

Sim é possível. Um sistema americano de lavagem para esses tipos caminhões especificamente, fornece jatos e esguichos com pressões potentes, vindas de várias direções, permitindo com que o mesmo esteja completamente limpo em poucos minutos. 

Antigamente era preciso uma equipe com pessoas treinadas para esse tipo de higienização e levava em torno de 4 a 6 horas para completarem a operação, mas agora é realizada a limpeza de forma mais eficiente, reduzindo em até 70 vezes o tempo e com um menor custo operacional. Outra vantagem desse sistema são seus filtros especiais, permitindo que a mesma água seja utilizada várias vezes.

Como substituir pneus enormes de veículos pesados?

Um equipamento especial, que pode ser instalado em uma empilhadeira ou carregadeira facilita e muito esta operação, realizando várias tarefas no local. 

Primeiro o equipamento levanta o pneu gigante e depois o vira em uma posição horizontal. Em seguida o pneu é levado ao local de encaixe e colocado cuidadosamente no eixo. Ele possui um sistema de vídeo monitoramento e é ideal para manutenções de máquinas de construção e mineração, já que sua capacidade máxima de elevação é superior a 16 toneladas.

Como transportar pneus gigantes

Atualmente as empresas estão abandonando gradativamente o método de transporte horizontal de pneus, adotando o transporte vertical. Pesquisas apontam que o transporte vertical economiza tempo e recursos, pois simplifica o processo de carregamento de pneus, melhorando a segurança e este método inovador de transporte de pneus enormes é oferecido por uma empresa australiana.

A carroceria possui um formato curvo e específico ao tamanho correto para transporte dos pneus gigantes e para maior segurança, os pneus são presos com travas especiais. No total a carreta pode transportar até seis pneus gigantes.

E se um dos pesados tombar? Como ele pode ser revirado cuidadosamente e de forma rápida?

Uma empresa trouxe uma forma rápida, segura e cuidadosa para desvirar carretas. Ela possui guindastes especializados que são acionados para esse tipo de operação. Trata-se de um caminhão guindaste rotator, de fabricação francesa e seu princípio de operação é parecido com o de guindastes industriais.

Uma lança equipada com dois guinchos é usada no içamento e ao contrário dos métodos convencionais utilizados, não é preciso encontrar o centro de gravidade da carga e ao invés disso, o caminhão é simplesmente apoiado em dois pontos de ancoragem, poupando o tempo e esforço do operador com capacidade de elevação de até 27 toneladas.

Veja ainda:

Uma máquina que substitui o sistema de freios de caminhões em poucos minutos; transporte de perfurarizes e bulldozers; lavadores automáticos de ônibus; uma oficina completa sobre rodas para manutenções de caminhões; equipamento automático e programável de lavagem e desinfecção de interior de baús de carretas e baús frigoríficos e por fim um trailer de combustível que pode ser transportado por qualquer veículo e condutor, de acordo com as leis americanas, mesmo que o mesmo tenha apenas uma habilitação simples, sem a necessidade de sinalização de perigo para o transporte.

Esse vídeo é formidável, inovador e surpreendente! Não perca!