Dnit dá sinal positivo para travessia de caminhões pesados na Ponte do Fandango

Foto: Reprodução de vídeo

Vice-prefeita da cidade de Cachoeira do Sul, Angela Schuh, explica a situação atual.

 Dnit estará pré-autorizando a passagem de caminhões de até 24 toneladas pela ponte com a prefeitura

Nesta segunda (07) em reunião com representantes do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da PRF – Polícia Rodoviária Federal, a vice-prefeita da cidade de Cachoeira do Sul, Angela Schuh, comentou sobre o que ficou acertado quanto à travessia de caminhões pesados de 36 toneladas sobre a ponte Fandango.

O Dnit, representando por um engenheiro, comentou que a estrutura atual da ponte é para trafego de até 24 toneladas e não de 36 toneladas, surpreendendo até a própria prefeitura, pois existe inclusive, uma placa no local informando que o peso máximo é para 36 toneladas.

Após toda a obra que será feita na ponte, a capacidade passará para 45 toneladas. Em relação ao escoamento de toda a produção de arroz que é comum na região, existem veículos para transporte de quase 50 toneladas, explica Angela.

Será necessário também, aumentar a fiscalização e a pesagem da carga e que isso poderia ser feito através de um convênio com o município, porém afastado das cabeceiras da ponte, dando espaço para os veículos conseguirem fazer as manobras necessárias e o retorno para passagem pela ponte.

YouTube video

O prefeito fará um estudo e anunciará nas próximas horas a decisão que foi tomada pelo município e ratificou que é necessária essa autorização para retomada do crescimento do município.

Se a prefeitura conseguir a liberação de até 24 toneladas, ficará claro que apesar de ajudar não resolverá, pois existe a necessidade de tráfego de maior capacidade.

Desta forma, os próximos passos será obter as autorizações e executarem as obras de melhorias necessárias, que irá alavancar o crescimento da cidade de Cachoeira do Sul.

O projeto juntamente com o Dnit, está em andamento e até abril entrará em licitação para no segundo semestre, ser iniciada a obra. Durante a obra a ponte não será interditada e funcionará em uma pista, para escoamento da safra, sendo assim estará sendo autorizada a passagem de caminhões de até 24 toneladas, após os acertos necessários com a prefeitura.

Redação – Brasil do Trecho