De herói a bandido, a realidade dos caminhoneiros

De herói a bandido, a realidade dos caminhoneiros
Foto: Reprodução / FAB

Categoria que é extremamente importante para a sociedade

Com a pandemia de covid-19 se instaurando pelo mundo obrigando grande parte da população do planeta a ficar em isolamento social, vimos comércios fechados, escolas sem aulas e ruas vazias com todos trancados dentro de seus lares.

Poucas pessoas saíram de suas casas e apenas algumas categorias de trabalho foram permitidas a continuarem exercendo sua função por serem cotadas como essencial, dentre elas estavam os profissionais das estradas.

Os caminhoneiros foram tidos como heróis durante o período mais forte do isolamento social no início da pandemia no Brasil.

Atualmente os profissionais estão sendo tidos como bandidos, estão usando um acidente para falar da polêmica da traseira arqueada onde a PRF(Polícia Rodoviária Federal) está intensificando fiscalizações para fazer um pente fino em todos os locais do Brasil para esse tipo de infração.

Mas a realidade é que nada mudou para os caminhoneiros, pelo contrário, tudo piorou! Muitos alegam estarem sendo perseguidos pela PRF, já outros sofrem com o valor do diesel exorbitante pagando quase 100% da receita arrecadada em combustível. 

As estradas estão sem infraestrutura adequada, outras sem nenhuma possibilidade de trânsito, a exemplo de trechos da Transamazônica, o que fortifica ainda mais o descaso com a classe caminhoneira.

A categoria antes tida como unida, hoje já não luta pela mesma pauta e se subdividiram em autônomos, transportadores, opiniões políticas, mas não se recordam que são apenas um só, caminhoneiros!

Hoje, quem era tido como herói há alguns anos, são vistos como causadores de acidentes, classe desunida e simplesmente apoiadores de um lado da política.

Redação – Brasil do Trecho