Como fazer o nó de caminhoneiro

Foto:Victor Carvalho

Com esse nó é possível utilizá-lo para diversas finalidades, desde amarrar em uma cadeira de rapel até amarrar em um ponto fixo alguma coisa ou servir de ancoragem.

Veja esse vídeo e aprenda a fazer nó de caminhoneiro

Aprenda a fazer nó de caminhoneiro para executar diversas atividades. Você pode ver e rever para executar de forma correta.

Esse tipo de nó serve como padrão até para operações de resgate de vítimas, ancoragem para reboque de algum veículo, amarrações de redes, de estacas de barracas, rapel, ou seja, ele funciona para quase tudo que se pretende amarrar com segurança.

A Primeira coisa que você precisa saber é que o nó de oito consome muita corda. Você precisa de um rabicho ou de um chicote bem grande de corda.

YouTube video

Dobra-se então a corda no meio fazendo uma alça, tipo “arco” e de acordo com o tamanho do que se pretende manusear (quanto maior a alça, maior será o arco). Então faça um nó com a passagem por trás do arco e não pela frente como seria um nó cego.

Pronto, já está feito um “nó de oito duplo” ou “nó de oito com argola”, que também é chamado de “nó de caminhoneiro”, deixando uns 30 cm de chicote sobrando.

Da mesma maneira pode ser feito um nó de oito simples, ou seja, sem dobrar a corda.

Já o nó de oito guiado, ou seja, nada mais é quando se dá um nó de oito simples, passando o chicote pelo objeto, depois volta a passa o chicote pelo nó de oito já feito, seguindo o mesmo desenho. Acaba-se por fazer um nó de oito duplo, passando a argola por um objeto.

Para finalizarmos, o ideal seria fazermos o “arremate” que serve para aumentar ainda mais a segurança da amarração do nó de oito. Para concretizá-los, dê duas voltas do chicote em torno da própria corda que sobrou ao final e passe o mesmo por dentro, fazendo um nó duplo de pescador.

È simples e caso queira aprender, teste com uma corda de aproximadamente uns dois metros e boa sorte!

Redação – Brasil do Trecho