Ciclistas e caminhoneiros recebem orientações a respeito de ponto cego em caminhões em Mogi Guaçu – SP

foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Centenas de ciclistas e caminhoneiros foram treinados sobre os pontos cegos em caminhões.

A ação educativa visa orientar sobre os cuidados necessários que os ciclistas e caminhoneiros têm que ter nas estradas e em vias públicas

Em uma ação educativa realizada neste sábado (19) por colaboradores da Renovias, no Autódromo de VeloCitta, ciclistas receberam orientações sobre pontos cegos de caminhões.

A medida visa reduzir acidentes em rodovias e vias urbanas e foi realizada na prática, criando situações reis, com um caminhão da concessionária em que os ciclistas pudessem visualizar os pontos mais vulneráveis.

O projeto educativo abrangeu centenas de ciclistas e motoristas de caminhões também, que receberam orientações com o intuito de que ambos enxerguem um ao outro.

Essa dinâmica é para mostrar o ponto exato que o motorista consegue visualizar o ciclista no retrovisor e qual o momento seguro para que os ciclistas passem ao lado desses veículos. É preciso que tenha esse contato visual para ter maior segurança na ultrapassagem.

O caminhão é estacionado e fitas são colocadas no solo, nas laterais e à frente do veículo, para que as pessoas tenham a ideia exata do campo de visão do motorista. 

Redação – Brasil do Trecho