Campanha conscientiza caminhoneiros sobre emissão de fumaça preta

Campanha conscientiza caminhoneiros sobre emissão de fumaça preta
Foto: Pierpaolo Nota/Portos

O grupo visa diminuir a poluição entre veículo automotor

Uma campanha de conscientização foi entregue a caminhoneiros que passaram pelo pátio de triagem do Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, nesta semana. A campanha implementou as ações sobre cuidados com o meio ambiente, entre eles a fumaça emitida pelos veículos e o lixo nos pátios.

Agentes das equipes do porto conversaram com os caminhoneiros explicando como deve ser feita a separação correta do lixo e onde ocorre descarte. Também foram feitas medições de fumaça preta que são emitidas pelos caminhões.

Quanto ao monitoramento da fumaça, ele já integra o programa de gerenciamento das emissões atmosféricas avaliando a concentração de partículas a partir da queima do combustível, partículas essas que ficam no ar.

O teste para saber o nível de emissão pode ser feito por dois métodos:

  • ▪︎Método da opacidade: Consiste determinar a opacidade da fumaça de maneira objetiva, realizado com o veículo parado.
  • ▪︎Método de Ringelmann: Esse teste é realizado com veículo em movimento e consiste na comparação do grau de fumaça preta utilizando a escala de Ringelmann reduzida. 

Ela é constituída de um cartão com tonalidades em cinza correspondente aos padrões de 1 a 5.

A conscientização é necessária para evitar a emissão de poluentes na atmosfera. Apenas no último semestre de 2021, os caminhões que passaram pelos portos do estado do Paraná foram monitorados e 99% deles estavam em situação regular, um bom número para o local, o meio ambiente agradece.

Redação – Brasil do Trecho