Motoristas que bloqueiam fronteira com os EUA em protesto antivacina são presos pelo polícia canadense

Caminhoneiro no Canadá Foto: Autor desconhecido

O impasse aumenta na fronteira do Canadá com os EUA.

Governo promete aplicar punições aos responsáveis pelo fechamento do principal ponto de acesso do Canadá com os EUA

Neste domingo (13) a polícia do Canadá prendeu parte dos caminhoneiros que bloqueavam rota principal de acesso entre os dois países, Canadá e Estados Unidos da América.

Os manifestantes são contra as restrições da Vacina Covid-19 no país, em que é exigida a apresentação de passaporte de vacina para cruzarem a fronteira.

Os protestos continuam e prisões estão sendo realizadas desde sábado (12), tendo inclusive veículos rebocados, declarou a polícia canadense.

A ponte de ligação entre os dois países está sendo bloqueada desde a semana anterior por caminhões, carros e vans em ambas as direções. A polícia apela aos manifestantes para agirem dentro da lei e de forma pacífica.

Declarado Estado de Emergência

A província de Ontário, no Canadá, declarou Estado de Emergência nesta sexta (11), disse o governador Doug Ford aos repórteres, prometendo ser mais duro contra os manifestantes, aplicando multas e prisões por descumprimento das decisões do governo.

As autoridades pretendem impedir que o movimento ganhe força e avance em outros locais do país.

Os caminhoneiros passam com frequência na ida e na volta pela fronteira com os EUA e por isso pedem o fim das restrições impostas pelo governo para evitar o contágio da Covid-19, movimento autointitulado por eles como “Comboio da Liberdade”.

Como consequência do bloqueio, fábricas estão sendo obrigadas a fechar porque peças de carros estão sendo retidas em dois pontos de fronteira dos EUA. São estimados prejuízos na casa de US$ 300 milhões ou R$ 1,5 bilhão de reais, por dia.

Redação – Brasil do Trecho