Veja as fiscalizações que você motorista pode ser submetido nas rodovias do país

Veja as fiscalizações que você motorista pode ser submetido nas rodovias do país
Foto: Reprodução / Internet

Principalmente caminhoneiros e motoristas de ônibus devem estar atentos aos seguintes itens

Os motoristas que transportam passageiros e cargas se incluem  em uma função distinta no meio do transporte. Eles são responsáveis por transportar vidas e mercadorias.

Para autuarem esses tipos de veículos, os agentes utilizam as normas do Contran, o CTB e usam três fiscalizações por meio do tacógrafo, balança e bafômetro.

Vejamos os três:

  • Tacógrafo

Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, também conhecido como tacógrafo, é obrigatório em veículos de frota segundo o artigo 105 inciso II do CTB(Código de Trânsito Brasileiro).

No aparelho são gravadas as informações do percurso incluindo rotas e velocidade, gerando penalidade se as informações mostrarem algo fora do CTB.

Os caminhões fabricados a partir de 1º de Janeiro de 1999 com PBT(peso bruto total) superior a 4.536 kg ou fabricados antes da data com mesmo PTB, porém com a capacidade máxima de tração maior ou igual a 19 toneladas, são obrigados a terem o tacógrafo.

Fiscal verificando um disco de Tacógrafo
Foto: Reprodução Internet
  • Balança

A fiscalização das balanças se dá por eixos e a quantidade de pneus utilizados em cada um . O cálculo da carga é feito analisando a distribuição correta do peso, e caso haja excesso pode ocorrer uma penalidade.

DNIT realizando fiscalização de balança em carretas
Foto: Dnit Divulgação
  • Bafômetro

Aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no organismo humano. Conforme a lei seca, o limite de tolerância do álcool continua sendo zero. Se o miligrama de álcool por litro de ar expelido for acima de 33 mg, o motorista não estará apenas cometendo uma infração de trânsito, mas será penalizado criminalmente de acordo com a lei nº 11.705 de 19 de junho de 2008.

A gente da PRF realizando o Bafômetro
Foto: Divulgação – PRF

Redação – Brasil do Trecho