Caminhão

Saiba porque as transportadoras estão querendo comprar caminhões que não precisam de motoristas

Montadoras estão sendo pressionadas a desenvolver caminhões autônomos

Caminhões autônomos são as novas promessas no trânsito para transporte de cargas. As transportadoras viram nessa era uma nova oportunidade e estão adotando a ideia de não ter mais um caminhoneiro em seu quadro de colaboradores.

Os veículos que não precisam de motorista ao volante trazem mais rentabilidade e lucro para as transportadoras responsáveis pela frente.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas precisam seguir uma série de regras para contratação de um funcionário. As transportadoras são obrigadas a pagarem valores acima do salário bruto para ter um caminhoneiro no seu grupo.

A companhia ao contratar um caminhoneiro precisa desembolsar um pouco mais do salário bruto do funcionário, já que alguns benefícios demandam dinheiro e devem ser aplicados. Confira:

  • Décimo terceiro salário;
  • Férias + adicional onde o colaborador receberá 1/3 do salário;
  • 8% de FGTS(Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) + 8% no valor anual;
  • Vale transporte: Quando for menor de 6% do salário bruto, o valor real deverá ser descontado, caso for maior, o valor excedente é por conta da empresa;
  • 28,5% de contribuição para o INSS por parte patronal.
  • Benefícios adicionais por acordos coletivos ou sindicatos, vale-refeição, ajuda de custo, adicional noturno, horas extras, bônus e comissões.
  • Obs.: A empresa é a responsável por arcar com os custos dos exames admissional, demissional e periódico.

Como se não bastasse contratar um funcionário, já se deve pensar em sua demissão. Será necessário pagar as férias vencidas + proporcionais acrescidas, décimo terceiro, salário proporcional, multa de 40% por FGTS, aviso prévio indenizado. Caso o funcionário peça demissão, a empresa será insentada da multa do FGTS. Se for por justa causa, o funcionário receberá apenas o saldo do salário e as férias vencidas.

Vamos exemplificar isso para você.

Continua após o anuncio

Júnior foi contratado para trabalhar no turno diurno, das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, dirigindo um caminhão na transportadora Brasil do Trecho( empresa fictícia).

Com a contratação de Júnior a transportadora oferecerá para o novo funcionário o seguinte salário e benefícios:

  • R$ 3.000,00 de salário bruto;
  • R$ 264,00 de vale-transporte;
  • R$ 15,00 por dia, totalizando R$ 360,00 por mês de vale-refeição;
  • R$ 200,00 de plano de saúde;
  • R$ 200,00 de benefícios adicionais (comissões, bônus, etc).

Em contrapartida, a empresa terá que arcar com custos adicionais ao governo para manter Júnior como seu funcionário. Confira:

Salário bruto de Júnior: R$ 3.000,00 mais ⬇️

Foto: Tabela com o custo por funcionário

Gastando R$ 4.714,00 com o funcionário, tendo boa parte desse valor como gasto mensal, as transportadoras preferem adotar uma forma de trabalho mais lucrativa, e os caminhões autônomos são as maiores apostas para isso.

Em sua maioria tem melhor funcionalidade, dirigibilidade, economia de combustível e de custos.

Redação – Brasil do trecho

Esta postagem foi publicada em 17 de janeiro de 2022 06:41

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Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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