Dicas para motorista

Pode usar freio motor ou retarder na chuva?

O especialista em transporte, Anderson Dantas, diretor da Eco Trainning, esclarece se é fato ou fake usar o freio motor ou retarder na chuva. Veja também o que dizem alguns caminhoneiros.

Tire suas conclusões quanto a utilização do freio motor ou retarder na chuva

O especialista inicia comentando sobe o problema de uma carreta de três eixos atrelada a um cavalo mecânico 4×2, que tem uma resistência ao atrito lateral de apenas 39%, se comparado a um cavalo truckado que tem 67%. Trocando em miúdos, o uso do freio motor ou retarder nessas condições, dependerá também da habilidade do motorista.

Importante também conscientizar os motoristas que na chuva, não devem andar com a suspensão erguida, mesmo aqueles caminhões que possuem ABS ou EBS, que é um sistema de freios controlado eletronicamente.

Os caminhões mais modernos possuem também ASR – que é o controle de tração, onde a própria desaceleração fará com que o controle de tração haja imediatamente para evitar qualquer problema, porém ele alerta que nem todos os modelos de caminhões são novos e muitos não possuem essas tecnologias.

Na opinião do especialista é fake não poder usar o freio motor ou retarder, na chuva principalmente, mas dependerá também de certa habilidade do condutor.

O que dizem á respeito alguns caminhoneiros contrários ao uso do freio motor?

Diario de Bordo de um caminhoneiro

Pegar a estrada em um dia de chuva forte, serra etc, é muito comum para os caminhoneiros. Mas o que eles acham de utilizar ou não o freio motor nessas condições?

Para alguns caminhoneiros, o uso do freio motor ou retarder pode ser um problema para o próprio motor e para o sistema de transmissão, pois causaria um retorno da potência consideravelmente alta, sobrecarregando todo o sistema, podendo ocasionar desgastes mais sérios.

Alguns acreditam que não devemos ser tão radicais quanto a não utilização do freio motor, pois desta forma prolongaria a durabilidade de todo o sistema, como a caixa, seus componentes e o próprio motor.

Eles alegam que com a constância da chuva a estrada já foi lavada e desta forma, não haveria a necessidade de utilização do freio motor, pois não teriam mais resíduos de óleo que poderiam provocar um acidente. O problema seria na aquaplanagem que poderia fazer com que a frenagem não fosse efetiva.

Waguinho Guitar

Para alguns motoristas o freio motor fecha a saída dos gases no escapamento, causando um impacto muito grande para os pistões do motor, transmissão etc, sofrendo um desgaste e pressão muito grande, acreditando-se que o motor acabaria apagando, ficando sem direção (direção dura) e embreagem também. Por esse motivo alguns consideram um perigo utilizar o freio motor nessas condições.

Muito caminhoneiros testam seu veículo para saber a sua resistência, se quando esta utilizando o retarder, o veículo começa a escorregar e sendo assim seria melhor não tilizar o freio motor, exceto na condição de aquaplanagem, onde o que faria escorregar seria o óleo e os resíduos na pista.

E para você caminhoneiro é melhor ou não utilizar o freio motor ou retarder na chuva? 

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 10 de janeiro de 2022 14:04

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Impressionante! Vídeo mostra um caminhoneiro que se salva por um milagre e sai ileso de sua cabine!

A bíblia caiu em seu colo e ele acredita que isso o salvou da morte!…

39 segundos atrás

Muitos atoleiros e filas de carretas no Piauí e Mato Grosso

Caminhoneiros enfrentam muitas dificuldades e atoleiros. Caminhoneiros gravam vídeos demonstrando as péssimas condições das estradas…

15 minutos atrás

Caminhoneiros se reúnem para expor seus “pesados”

Encontro em Santa Isabel/SP ganha força e caminhoneiros de todo o Brasil se reúnem. A…

37 minutos atrás

Caminhoneiro tenta atravessar enchente e se dá mal

Ele tentou passar por uma via e o motor apagou. Veja abaixo dicas de como…

53 minutos atrás

Suspeito é preso em Ribeirão Preto e PM recupera carga roubada por bandidos disfarçados de delegados

PM recupera carreta carregada com óleo vegetal A carga foi recuperada, mas caminhão não foi…

1 hora atrás

Uber inova adotando serviço de transporte coletivo para empresas

Novo serviço é para transporte de funcionários de empresas Uma das maiores empresas de transporte…

9 horas atrás