O caminhão mais rápido do Brasil é um Scania com motor V8

Foto: Scania

Vídeo mostra o incrível caminhão da Scania modelo S620 com motor V8.

Caminhão Top de linha da Scania é fabricado aqui, mas seu motor é importado da Suécia 

O vídeo mostra um veículo como motor V8 de 620 cv, mas que não é um esportivo. Ele é um caminhão e é fabricado em São Bernardo do Campo aqui em nosso país. 

Trata-se do modelo Scania S620 o top de linha e é o mais potente fabricado aqui e o único com motor V8. É o caminhão mais completo da montadora, a maior cabine, o melhor motor, o melhor câmbio e direito a faróis full led com lavadores.

A parte superior da cabine é ajustável ao implemento que vai atrás. A cabine é basculante e mostra o potente motor V8 turbo diesel, onde a Scania produz V8 há mais de cinquenta anos e a justificativa é para ter tanta potência e torque em baixa rotação, para transportar grandes cargas.

Como são motores específicos para serviços específicos, a demanda é reduzida e por esse motivo eles são importados da Suécia e não fabricados em série por aqui. O motor é um DC16, um V8 de 16 litros, com 620 cv e 306 Kgfm de torque e o que esse motor produz é algo monstruoso.

É o motor mais potente em um caminhão a venda no Brasil. Na Europa ainda existe um motor mais potente ainda de 770 cv e torque na casa dos 350 kgfm. Quem gerencia toda essa força é a transmissão opticruize, com um câmbio automatizado de 14 marchas, sendo duas delas reduzidas, fabricada pela própria Scânia.

A Scania fabrica os motores, os eixos, a transmissão, os diferenciais, tudo, para otimizar desempenho, custos e durabilidade. Em países onde existem muitas montanhas esses motores são mais vendidos, como Espanha, Itália e em algumas aplicações aqui no Brasil, pois em estradas de serra, ele consegue manter um ritmo de velocidade maior, tornando a operação bem mais rápida, mantendo os prazos de entregas importantes.

Como o motor exige menor aceleração ele acaba sendo mais econômico, gastando menos diesel, justificando a compra não só pela velocidade, mas também pela eficiência.

YouTube video
Fonte: Quadro Rodas

Mas como ele é por dentro?

O interior é bem requintado e os bancos sugerem esportividade e são bem confortáveis. Possui quadro de instrumentos com 7” no centro, ajuste de direção, central multimídia, ar-condicionado automático digital, ele possui também um climatizador que funciona mesmo com o veículo desligado.

O caminhão tem tudo o que se espera de um automóvel premium, ou seja, teto solar com abertura elétrica, painel emborrachado, volante em couro com costuras vermelhas, o quadro de instrumentos com bordas e detalhes em vermelho, todos os controles necessários no próprio volante, como controle de velocidade, assistente de descida, som etc.

Duas portas USB, Botão de controle de freio de estacionamento como encontradas em veículos como Honda e Compass, botão de acoplamento e desacoplamento do terceiro eixo e bloqueio do diferencial do eixo que comanda o caminhão. Na lateral da porta do motorista, possui botões de ajustes de faróis, auxiliares, da cabine e seis espelhos retrovisores, com ajuste elétrico independente.

Vários porta objetos ao alcance do motorista, uma mesa, uma gaveta, outro compartimento para o carona, geladeira etc. A cabine tem mais de dois metros de altura, permitindo que possa ficar em pé normalmente dentro dela, teto solar e mais três grandes porta objetos em cima. Uma cama com mais de dois metros com espuma de boa densidade, permitindo acoplar acima outra cama, como um beliche ou outro armário.

Na cama, uma porta USB, botão com acionamento de iluminação interna, controle para abrir o teto solar, também pode ser oferecido o suporte para uma TV e toda a instalação e fiação necessária, mais porta objetos, outra iluminação no pé da cama e prateleiras para pequenos objetos.

Ao ser ligado e em movimento, quase não se sente a vibração do motor, deslocando-se muito suavemente. Tem alerta sonoro em relação a mudança de faixa, possui um sistema de “banguela” assistida, entre várias outras funcionalidades.

Um caminhão como esse sai por R$ 830 mil pela tabela FIPE, porém pode ser feito na configuração que o cliente desejar.

Redação – Brasil do Trecho