Liderança dos caminhoneiros diz: estamos saturados com as altas dos combustíveis

Foto: Reinaldo Canato

Para os caminhoneiros os aumentos do início do ano são uma afronta.

Como um “presente” de Ano Novo Petrobras anuncia novo aumento do preços do diesel e da gasolina

Somente com muita ironia mesmo aceitamos um novo aumento, comenta caminhoneiro insatisfeito e descrente com o atual governo e a política de preços praticada pela Petrobras.

Nesta quarta (12) a estatal anunciou novo aumento dos preços dos combustíveis do diesel e da gasolina. O presidente Bolsonaro já deixou claro que não fará nada para mudar o que foi negociado pela Petrobras e esta alega que segue a política de acordo com o mercado internacional.

Isac de Oliveira, presidente da Associação Fluminense de Transportes de Carga, lamentou o novo aumento logo no início do ano, tornando o diesel 8,08% mais caro e a gasolina 4,85%.

O primeiro aumento do ano é um presente amargo do governo para os motoristas e para a população brasileira em geral. Não se trata somente de um aumento de combustível e sim de toda uma cadeia que rodeia, como fretes, alimentos, matéria-prima, medicamentos e produtos em geral que sofrerão novos reajustes também.

Oliveira acrescenta que esse “presente de ano novo” atinge primeiramente os caminhoneiros, mas que impacta em todos no final. Os caminhoneiros estão reduzindo a extensão de suas viagens para diminuírem os gastos com combustíveis, a fim de garantirem alguma margem de lucro, pois o preço cobrado de frete não acompanha a mesma velocidade dos reajustes da Petrobras.

Esta ficando inviável trabalhar assim e muitos, já desistiram da profissão. Alguns resistem, pois é a única coisa que sabem fazer afirmou.

Redação – Brasil do Trecho