Inibição do sono: Quanto tempo um caminhoneiro consegue ficar sem dormir?

Inibição do sono: Quanto tempo um caminhoneiro consegue ficar sem dormir?
Foto: Reprodução – Internet

Profissão que muitas vezes o motorista dorme poucas horas para conseguir entregar a carga

Muitos caminhoneiros fazem uso de inibidores de sono para conseguirem ficar mais tempo acordados e conseguirem fazer mais viagens ou entregarem a encomenda mais rápido.

Essa ação é proibida e vai contra a lei do descanso de número 13.103, de 2015 que determina ao caminhoneiro fazer paradas de 30 minutos a cada 4 horas no volante e ter intervalo diário de 11 horas entre viagens, além de uma hora de pausa na jornada para refeição.

Além de ser contra a lei, a inibição do sono é prejudicial à saúde, podendo levar sérios riscos ao organismo humano.

De acordo com pesquisas médicas, o recomendável é que o corpo descanse entre 7h e 7h30 diariamente para possuir uma vida saudável.

Uma pessoa que dorme apenas 5 horas por dia já tem sua saúde afetada tendo diminuição da capacidade de concentração, reflexos e velocidade de reação, além do aumento da irritabilidade e nervosismo. 

Essa atitude a longo prazo pode causar grandes problemas no coração, como o aumento da taxa de hormônios como o cortisol e problemas na pressão sanguínea.

Grandes nomes mundiais como o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o magnata da tecnologia, Bill Gates, não abrem mão de no mínimo 7 horas de sono diária.

 A prática de inibição no sono é tão prejudicial à saúde que até o próprio Guinness Book de recordes mundiais não aceita mais tentativas para esse gênero de recorde. O último caso registrado foi em 1989 com Toimi Soni, que passou 276 horas sem dormir.

Redação – Brasil do Trecho