Fantástico mostra como os exames toxicológicos podem ser fraudados

Foto: Reprodução da internet – Editada por brasil do Trecho

Diversos crimes foram praticados por uma quadrilha especializada em fraudar exames toxicológicos de vários motoristas e categorias, além de renovarem ilicitamente carteiras de habilitação.

As fraudes colocam em risco a segurança dos motoristas nas estradas

Uma investigação promovida pelo Ministério Público do Espírito Santo demonstra uma série de crimes praticados por uma quadrilha especializada em fraudar, desde exames toxicológicos, até renovação de carteira nacional de habilitação.

As fraudes cometidas por esses criminosos colocam em risco os motoristas nas estradas do Brasil, podendo ocasionar em diversos acidentes.

A quadrilha falsificava digitais de forma bem básica, sem muita sofisticação, como a utilização de silicone e massas plásticas e desta forma, assistiam aulas de direção para renovação de habilitação, como também faziam as provas como se fossem os próprios condutores, mas na verdade eram os criminosos agindo.

YouTube video

A prática, apesar de ser bem rústica e simples, enganou todo o sistema do Detran, onde participavam ilicitamente, donos e funcionários de clínicas, laboratórios e empresas de capacitação de condutores e assim, organizaram uma cadeia criminosa, fraudando vários processos.

A quadrilha fraudava exames toxicológicos, demonstrando fragilidade do sistema do Detran

Um dos processos que ganhou maior importância, por ser considerado de alto risco para os condutores que atuam nas estradas é a fraude do exame toxicológico, exame este exigido para caminhoneiros e motoristas de ônibus a cada dois anos e meio. Normalmente esse teste é feito com a coleta de material genético do motorista, com o próprio cabelo, que indicaria se usou drogas ou não, nos últimos 90 a 180 dias.

Esse tipo de exame, pode inclusive checar o uso de rebite, considerado como um tipo de estimulante e que aumenta o estado de alerta, diminuindo o cansaço causado por várias horas de trabalho, porém, o material coletado eram de outras pessoas e não do motorista que solicitou o exame, dando resultados negativos como se estivesse tudo ok, mas na verdade não estava.

O motorista poderia encontrar-se drogado, mas como o exame não acusava nada, ele era renovado normalmente pois quem fornecia o laudo não tinha como saber se o material coletado era ou não do real condutor do veículo, ou seja, a fraude acontecia antes do processo de análise.

A quadrilha fraudava também, cursos de reciclagem, exames médicos e procedimentos para renovação de CNH – Carteira Nacional de Habilitação.

O Detran do Espírito Santo informou em nota que já suspendeu as empresas denunciadas e vai cancelar todas as CNHs fraudulentas. Quanto ao credenciamento das clínicas, o controle é efetuado pela Secretaria Nacional de Trânsito, que até o momento não retornou quanto aos questionamentos da produção do programa Fantástico da Rede Globo.

O Detran ainda apela para que a população não se deixe levar por essas facilidades ilícitas oferecidas por criminosos, cuja a intensão é burlar as regras estabelecidas, enriquecimento ilícito e ainda, podem matar milhares de condutores de veículos nas estradas do Brasil.

Fonte: A matéria é de autoria do Fantástico (Rede Globo de Televisão)