Eixo traseiro arqueado em caminhões aumenta risco de acidentes fatais

Foto: PRF

Caminhoneiros mostram veículos modificados, em vídeo na internet, suspensão traseira alta e dianteira rebaixada. 

Dá maior estabilidade ou não ao caminhão? Veja a orientação da PRF!

Em vídeo que circula na internet, caminhoneiros exibem veículos arqueados, a alteração no eixo traseiro dos veículos está dando o que falar e aumentando o risco de acidentes nas estradas.

Quem aderiu às mudanças afirma que além de mudar a estética do veículo, também aumenta a estabilidade do caminhão nas curvas e deixa a direção mais firme.

Boa parte dos caminhoneiros que fazem essa modificação são motoristas jovens, que querem seus veículos com uma estética mais agressiva, mas essa tendência traz altos riscos para a segurança.

Segundo Ricardo Salgueiro, policial rodoviário federal, modificar a suspensão original de fábrica interfere na frenagem, na aerodinâmica do veículo e com isso desestabiliza o veículo em movimento.

Quem trafega atrás de um veiculo arqueado também corre riscos.

No último dia 13, na região de Curitiba, na BR 116, um caminhoneiro morreu após bater na traseira de outro caminhão, dirigido por seu próprio pai. Os dois veículos estavam arqueados.

Com a colisão, a dianteira de um dos caminhões ficou embaixo da traseira do outro, esmagando a cabine. A esposa da vítima também morreu no acidente. Os dois caminhoneiros exibiam seus veículos modificados na internet.

Caminhões com excesso de elevação traseira são proibidos, segundo o CBT – Código Brasileiro de Trânsito. Pela resolução do CNT – Conselho Nacional de Trânsito, desde 2014, só é permitida uma inclinação de até dois graus no chassi dos caminhões, levando em conta a carga transportada.

Rebaixar a frente do caminhão, alterando a suspensão dianteira também é proibido e o motorista infrator pode receber multa ou até mesmo ter seu veículo apreendido.

Redação – Brasil do Trecho