DPVAT mais caro, veja o que muda em 2022 na vida do motorista

DPVAT mais caro, veja o que muda em 2022 na vida do motorista
Foto: Fabio Vieira/Getty Images

Com diversas mudanças fique atento às principais para 2022

O ano de 2022 mal começou e muitas mudanças já estão previstas para acontecer. Algumas alterações no DPVAT, IPVA e CNH prometem marcar o novo ano para os documentos.

Algumas mudanças foram incluídas para facilitar a vida do motorista e outras tendem a aumentar a arrecadação de tributos do governo.

Vejamos algumas mudanças marcadas para acontecer ainda este ano:

DPVAT

O motorista está isento do pagamento do seguro contra danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o DPVAT. Assim como aconteceu em 2021, órgãos regulamentadores alegam que há caixa suficiente para cobrir o valor da taxa que não será cobrada.

IPVA

Em contrapartida, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores deve ficar mais caro este ano. O aumento se deu devido a uma alta na tabela de preços em todo setor automotivo onde os carros ficaram em média 31,8% mais caros em comparação ao ano passado.

CNH

 A carteira nacional de habilitação contará com um novo formato a partir de junho de 2022. A substituição do documento acontecerá gradativamente e contará com uma versão seguindo o padrão internacional.

Redação – Brasil do Trecho