Dois mil caminhoneiros brasileiros estão retidos na fronteira da Argentina com o Chile

Foto: Reprodução de video

Houve mudança no protocolo sanitário Chileno.

Governo Chileno muda o protocolo sanitário devido à pandemia do Covid 19 e afetam a vida de vários caminhoneiros que passavam pelo local

Dois mil caminhoneiros brasileiros estão retidos na fronteira da Argentina com o Chile por até cinco dias depois de uma mudança no protocolo sanitário pelo governo chileno, ou seja, mudou a regra no meio da viagem.

Todos os caminhoneiros estrangeiros que pretendem ingressar ao Chile, terão que fazer o teste do Covid 19, 72 hs antes de chegarem à fronteira e outro teste após ingressarem o país.

YouTube video

Nos postos aduaneiros localizados na fronteira, devido a esse problema, existe uma retenção de até 900 caminhões por dia. Cerca de dois mil caminhoneiros brasileiros estão parados no local. O governo chileno não aceita os testes realizados no Brasil e nem na Argentina, dificultando ainda mais o processo.

Desta forma os embarques e desembarques de mercadorias estão retidos na fronteira. Representantes dos caminhoneiros fizeram um ofício ao Itamaraty solicitando uma intervenção nesta situação.

Os caminhoneiros até não se recusam a fazer o teste, mas pedem maior agilidade, pois em média aguardam em torno de cinco dias para serem liberados. Muitos deles aguardam há mais de quinze dias para atravessarem a fronteira.

Trata-se de uma condição humanitária que requer uma solução imediata, pois muitos caminhoneiros estão parados nas estradas em situações difíceis de higiene, de pernoite e alimentação também.

A comissão parlamentar dos caminhoneiros também já solicitou parecer, mas até o momento, nem o Itamaraty e nem o governo chileno se posicionaram.

Redação – Brasil do Trecho