Dezenas de caminhões tiveram peças roubadas em posto de combustível em Goiás

Foto: Reprodução de vídeo

Em um posto em Goiatuba/GO, vários caminhoneiros têm suas peças roubadas enquanto dormiam. 

Vídeo mostra a indignação de um caminhoneiro ao perceber que teve peças de seu caminhão roubadas, enquanto dormia bem próximo ao local de abastecimento de combustível 

A vida do caminhoneiro não está nada fácil, pois além de se preocupar com os problemas dos aumentos consecutivos de combustíveis e valores dos fretes, também tem que ter cuidado aonde irão pernoitar, pois existem quadrilhas especializadas em roubos de peças de caminhões e até mesmo de combustível, enquanto donos e funcionários de postos nada fazem para impedir que o furto ocorra.

Esse tipo de crime vem aumentando gradativamente, mas saiba que ele pode ser evitado com medidas de precaução e segurança. 

https://www.youtube.com/watch?v=AA8LJeIbGLE

Vejam algumas dicas de como evitar esse tipo de crime e como proceder nesses casos com relação aos postos de combustíveis

Um caminhoneiro expôs um vídeo nas redes sociais onde demonstra que teve o servo de embreagem e a bomba de arla furtados em posto de combustível na cidade de Goiatuba/GO.

A falta de segurança nos pátios de postos de combustíveis é um tema que vem ganhando força e causando mais um problema à ser superado por nossos heróis caminhoneiros que pegam a estrada diariamente e não têm sossego nem quando param para pernoitar.

O vídeo demonstra a insegurança de ficar parado em pátios de determinados postos, onde quadrilhas especializadas em roubos de peças se aproveitam desse momento para praticarem o delito, principalmente com a remoção de peças que podem ser retiradas com maior facilidade e rapidez, como faróis, baterias, servo de embreagem, bomba de arla etc.

Como agir nesses casos?

. Primeiramente busque planejar sua parada em postos que ofereçam segurança para o caminhoneiro e que seja também de sua confiança.

. Busque por aqueles que ofereçam boas condições de parada, alimentação saudável, boa infraestrutura, descontos e manutenções mais baratas ou gratuitas, além da confiabilidade do dono e de seus funcionários também.

. Os donos de postos de combustíveis têm responsabilidades quanto à segurança, especialmente se houve algum consumo no posto por parte do caminhoneiro ou para seu veículo, se foi abastecido ali, tomou banho ou pagou por algum outro serviço. Se confirmado, o posto poderá arcar com os danos causados e até mesmo roubos de peças, dentre outros. Isso vale mesmo que o estacionamento seja oferecido de forma gratuita.

Porém se não houve nenhum tipo de consumo no posto e o estacionamento foi oferecido de forma gratuita, o dono do estabelecimento pode ser isento de qualquer responsabilidade.

Um dado muito importante é guardar documentos fiscais que possam comprovar o pagamento, recibos, notas, comprovantes de cartões etc, como também comprovações digitais que podem ser extraídas a qualquer momento por qualquer aplicativo bancário.

O quê as montadoras e demais empresas de peças de caminhões estão fazendo para aumentarem a segurança de seus veículos, nesse caso?

A Scania lançou na Europa, um alarme contra roubo de combustível para tanques de caminhões da marca. Esse alarme monitora o veículo por até 65hs e o sistema é ativado quando a tampa do tanque foi violada, ou seja, se o ladrão tentar abrir a tampa do tanque de combustível sem as chaves, ou se o nível do combustível baixar rapidamente, o alarme vai disparar.

Somente em uma transportadora na Europa e em apenas um ano, o roubo de combustível chegou ao prejuízo de 12 mil euros, aproximadamente 54 mil reais. 

No mercado eletrônico (internet) é possível comprar dispositivos de segurança de fácil instalação, que dificultam os roubos de peças, como por exemplo, travas de segurança antifurto de baterias de caminhões e de várias marcas, trava antifurto pedal embreagem ou freio para carro, van e caminhão, antifurto do farol, trava capô, antifurto diesel encaixe rosca com tampa de alumínio, porca antifurto de rodas etc.

Existem algumas empresas que marcam a cabine do caminhão, peças mecânicas e plásticas pneumaticamente, ou seja, inserem uma codificação nas peças que não pode ser removida. Isso possibilita identificar se a peça pertence a um determinado veículo, possibilitando sua identificação e evitando que a mesma seja vendida no mercado negro. Marcações adesivas luminosas alertam os bandidos de que a mesma é protegida.

Redação – Brasil do Trecho