Caminhões euro 6 devem elevar o preço de venda em 20% em 2022

Caminhões euro 6 devem elevar o preço de venda em 20% em 2022
Foto: Reprodução / Internet

Fabricantes têm que se adequar a norma estabelecida para o controle da poluição

O Conama ( Conselho Nacional do Meio Ambiente) determinou que a partir de 01 de janeiro de 2021 todos os novos caminhões já saem de fábrica com a nova tecnologia  Euro 6. Falar nova tecnologia pode até ser tratar de uma ironia, motores euro 6 já são utilizados em países europeus, desde 2014.

Quase 10 anos após a utilização no continente europeu, ainda existem indústrias a favor para adiar a operação desses motores no Brasil por mais 3 anos. Em um momento em que diversos países da Europa já estão se movimentando para implementação da tecnologia euro 7 em meados de 2025.

O que os motores Euro 6 podem entregar ?

Os veículos equipados com motores que cumprem as exigência Euro 6 tem a capacidade de reduzir a poluição em cerca de 72% se comparado com os veículos Euro 5 e da mesma maneira para a emissão de óxido de nitrogênio uma redução de aproximadamente 80%.

Outro ponto positivo é a utilização de arla 32, veículos com a tecnologia do Euro 6 dispensa a utilização do aditivo, sendo que era obrigatório a sua utilização para veículos movidos a diesel com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).

A recomendação é que os motores euro 6 tenham a sua utilização com exigência em dois tipos de óleo diesel, o S-10 e o S-50. No entanto, para melhorar ainda mais a eficiência do motor a recomendação é a utilização do diesel S-10.

Se comparado com a implementação dos motores Euro 5 no Brasil, os caminhões tiveram uma elevação no seu preço de 20% a 30% só pelo veículo ganhar esse motor que emite menos gases poluentes. Com base nisso, os novos motores também devem elevar o preço nessa faixa de 20% a 30 % se comparado com os veículos Euro 5.

Redação – Brasil do Trecho