Vários caminhões são apreendidos com traseiras arqueadas

Foto: PRF

Polêmica entre caminhoneiros e a PRF

PRF apreende caminhões arqueados, dentre outros problemas.

A PRF – Polícia Rodoviária Federal reteve vários caminhões com alterações na suspensão, popularmente conhecida como molas arqueadas, que elevam a suspensão traseira. 

Segundo os motoristas, as mudanças efetuadas permitem que os veículos consigam carregar mais carga, porém, tira a estabilidade do caminhão e aumenta o risco de acidentes graves. 

A PRF orienta que em um acidente do tipo colisão traseira, um carro pode entrar embaixo do caminhão alterado, causando em um acidente grave.

Já em uma colisão traseira com outro caminhão, a ponta da carroceria pode entrar pelo para brisa e acertar o motorista, o que seria fatal. 

Na BR 153 além da mudança na suspensão, alguns veículos tinham ainda uma placa ilegível, sem disco no tacógrafo, sem as faixas refletivas no para-choque traseiro, transportando carga excedendo a capacidade da carroceira. O motorista não tinha habilitação. 

A PRF comentou que a condução de veículos com alterações desse tipo, constitui infração grave, com acréscimo de cinco pontos no prontuário da CNH – Carteira Nacional de Habilitação, multa de R$ 195,23 e retenção do veículo até a sua regularização. 

Apesar do flagrante, as evidências são contestadas pelos motoristas, pois alegam que os pneus e demais peças dos brutos são novas e estariam em bom estado de conservação e que estes não estariam arqueados.

Mas e você caminhoneiro, o que acha disso?

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho