Caminhão elétrico já é realidade na linha de montagem no Brasil

Caminhão elétrico já é realidade na linha de montagem no Brasil
Foto: Volkswagen/Divulgação

Caminhões vão virar uma tendência na fabricação entre as montadoras

O Iveco Daily foi o primeiro caminhão elétrico no Brasil. Lançado no ano de 2009 na FENATARN (Salão Internacional do Transporte de Cargas), o modelo tem potência de 108 cavalos e autonomia para rodar 100 quilômetros com velocidade máxima de 70 km/h sendo necessário 8hs para carregá-lo completamente.

De lá pra cá, o número de caminhões elétricos só vem crescendo e várias montadoras já contam com pelo menos um modelo.

Principais Modelos

A Volkswagen dispõe do modelo e-Delivery que conta com duas versões a 4×2  e 6×2 com autonomia de 250km e mais de 400Cv os dois modelos da marca são produzidos no Brasil.

Foto do caminhão Volkswagen e-Delivery
Foto: Divulgação – Volkswagen – Volkswagen e-Delivery

A JAC Motors também entrou na disputa e lançou no ano passado o JAC IEV1200T com autonomia de 200 km o modelo dispõe de 4 versões com 177c e pode chegar a mais de 88km/h.

 JAC IEV1200T
Foto: Divulgação – JAC

A chinesa BYD oferta dois modelos para o Brasil o eT7 12.200 e o eT18 21.250.

A primeira versão tem velocidade máxima de 95 km/h e potência de 215cv, já o segundo modelo alcança 85 km/h e possui 245cv ambos com autonomia de 230 km.

Foto caminhão BYD o eT7 12.200
Foto: Reprodução – Internet BYD o eT7 12.200

Vantagens

Todas as montadoras fazem questão de frisar que o principal benefício do caminhão elétrico é o menor impacto ambiental. Pois, o motor elétrico não emite gases poluentes como o CO2.

Além disso, são veículos que não geram poluição sonora e o custo operacional é menor do que de um caminhão movido à combustão.

Desvantagens

Assim, como o carro elétrico o caminhão também tem no preço a maior desvantagem em relação ao modelo convencional, mas não é só isso, os pontos de recarga também devem ser levados em conta, além de ser bem escassos deve-se calcular quanto será gasto com energia e com isso ver se será ou não uma economia em relação ao combustível.

Apesar disso, empresas como Ambev, DHL, PepsiCo e outras já possuem caminhões elétricos na sua frota.

Redação – José Carlos Bonfim Júnior