PRF

Caminhão da PRF é flagrado usando capa nos parafusos das rodas o que é proibido por lei

A lei é igual para todos e deve ser cumprida normalmente, porém, os agentes que seguem as normas e aplicam às mesmas, devem também dar o exemplo.

Vídeo mostra um motorista de caminhão flagrando um veículo da PRF utilizando capas nos parafusos das rodas e antena em local inadequado

Caminhoneiro é parado pela PRF e obrigado a remover as capas protetoras das porcas das rodas de seu caminhão, mas em seguida ele percebe que outro caminhão estacionado da frota da própria PRF, tinha capas nas porcas e antena à frente do para-brisa, o que é proibido.

Um motorista descobre um acessório novo na internet, compra o mesmo e instala em seu caminhão. O mesmo acessório é visto por seu colega que gosta e também instala, porém antes de comprar esses acessórios, devem atentar sobre a aplicação dos mesmos e o que diz a lei sobre determinados componentes que podem comprometer a segurança nas estradas.

Isso é muito frequente e acontece diariamente, porém tome cuidado porque certos acessórios não são permitidos.

Mas o que a lei diz sobre o uso desses acessórios?

Antenas em posições incomuns, painéis eletrônicos de mensagens, adesivos, luzes coloridas etc, são alguns exemplos desses componentes que são proibidos pela legislação de trânsito brasileira.

Destacamos aqui as capas de parafusos ou de porcas das rodas. O uso deste acessório realmente deixam as rodas mais bonitas e elegantes, onde alguns são até brilhantes, porém saiba que o uso deste acessório não é permitido.

As capas são fabricadas em diversos tamanhos e formatos, algumas são conhecidas como “capa belga” de ponta arredondada e “capa americana” de ponta afiada. Elas em alguns casos são muito compridas, chegando a ultrapassar o limite lateral delimitado pelos para-lamas do veículo.

Essas capas representam grande risco para pedestres e motociclistas, mesmo sendo feitas em plástico, pois em uma velocidade de 80 km/h as rodas giram 20 a 30 vezes por segundo e esses materiais podem causar graves ferimentos para um ocupante de moto, por exemplo, que pode encostar ali.

A Resolução do Contran 426/12 orienta que rodas e seus elementos de fixação e enfeites, não devem ter partes cortantes ou protuberantes e mesmo que não sejam pontiagudas não são permitidas.

O policial Federal agiu corretamente e de acordo com a lei, porém o caminhão da corporação flagrado, também deve seguir o mesmo padrão.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 4 de janeiro de 2022 17:08

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Impressionante! Vídeo mostra um caminhoneiro que se salva por um milagre e sai ileso de sua cabine!

A bíblia caiu em seu colo e ele acredita que isso o salvou da morte!…

2 minutos atrás

Muitos atoleiros e filas de carretas no Piauí e Mato Grosso

Caminhoneiros enfrentam muitas dificuldades e atoleiros. Caminhoneiros gravam vídeos demonstrando as péssimas condições das estradas…

16 minutos atrás

Caminhoneiros se reúnem para expor seus “pesados”

Encontro em Santa Isabel/SP ganha força e caminhoneiros de todo o Brasil se reúnem. A…

38 minutos atrás

Caminhoneiro tenta atravessar enchente e se dá mal

Ele tentou passar por uma via e o motor apagou. Veja abaixo dicas de como…

54 minutos atrás

Suspeito é preso em Ribeirão Preto e PM recupera carga roubada por bandidos disfarçados de delegados

PM recupera carreta carregada com óleo vegetal A carga foi recuperada, mas caminhão não foi…

1 hora atrás

Uber inova adotando serviço de transporte coletivo para empresas

Novo serviço é para transporte de funcionários de empresas Uma das maiores empresas de transporte…

9 horas atrás