Você caminhoneiro está preparado para os imprevistos das estradas?

Foto: Reprodução/ TV Mirante

Existem riscos em todas as profissões e com relação aos caminhoneiros encontramos imprevistos dos mais variados, tanto para a sua saúde, quanto para o seu veículo.

Levantamos algumas questões para auxiliar no planejamento de sua viagem

  1. Condições de dirigibilidade

Curvas arriscadas, buracos, longas viagens, direção noturna são algumas das situações que merecem maior atenção ao volante.

Haja com prudência, desde a escolha de uma cinta para caminhão pela segurança da carga, até a escolha detalhada das rotas, tendo sempre muita cautela.

  1. Saúde

Rotina inadequada de trabalho levam a resultados que podem impactar nas condições de saúde, como o estresse, sobrepeso e hipertensão. 

É muito importante que existam cuidados com a alimentação, exercícios físicos, sono regular, de acordo com as normas presentes na legislação de segurança do trabalho.

Há necessidade de realização de exames periódicos, paradas programadas para descanso e comprometimento com atividades e prazos que de fato podem ser atendidos de maneira saudável e segura.

  1. Segurança

A segurança é primordial tanto os profissionais quanto os veículos e também é um grande problema apontado por caminhoneiros, principalmente em relação às longas viagens.

É fundamental que o veículo esteja sempre em boas condições, com manutenções específicas e periódicas.

É fundamental que exista seguro para o risco de quedas, roubos e furtos, em especial com veículos de carga.

Redobre a atenção ao programar as paradas, evitando locais extremamente desertos e perigosos.

  1. Kits emergenciais

Prepare um kit para atender emergências, principalmente para aqueles que lidam com percursos longos, preparado para uso próprio, com remédios e curativos para auxiliar em qualquer possível problema.

  1. Planejamento das rotas

Um planejamento adequado das rotas é um dos principais passos que os profissionais podem adotar, pois envolve os locais em que passará e a programação de paradas.

Devem ser considerados, o setor de atuação, o tipo de caminhão, cliente e de carga, aspectos cruciais para definir um cronograma seguro.

  1. Manutenções em dia

A realização frequente da manutenção do caminhão, as preventivas, que podem prolongar a vida útil de diversos componentes e a identificação de possíveis problemas de forma precoce, podem ajudar bastante. 

Esses procedimentos devem ser realizados de maneira periódica e evitam interrupções, que podem comprometer as cargas, a segurança e até mesmo o agravamento de situações variadas.

Verificar as luzes, calibrar os pneus, verificar o nível de combustível, trocar o óleo etc.

  1. Cuidados com as cargas

Pela grande diversidade exige bastante atenção e cuidado, no que diz respeito ao armazenamento correto para evitar furtos e até mesmo quedas. O Enlonamento da carga é uma das soluções.

As lonas compostas por algodão são ideais para itens secos, como o café e açúcar, enquanto as opções de PVC comumente são aplicadas para a proteção de areia e pedras.

  1. Atualização constante

É muito importante que os profissionais da categoria, estejam atentos às mudanças na legislação, conhecendo também direitos e normas, até para conseguir reivindicar condições adequadas de atuação.

Redação – Brasil do Trecho