Veja quem está ganhando com os preços elevados dos combustíveis

Veja quem está ganhando com os preços elevados dos combustíveis
Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

Combustível subindo, quem sai ganhando?

O brasileiro já se acostumou a viver inúmeros aumentos no preço dos combustíveis nos últimos meses. Não é mais surpresa quando se ouve que a gasolina aumentou alguns centavos ali, que o diesel aumentou alguns centavos aqui,  ao que tudo indica a saga de elevação nos preços continuará.

Conforme dados da Agência Nacional de Petróleo(ANP) apenas entre os dias 31 de outubro e 6 de novembro a gasolina que custava R$ 6,562 já subiu para R$ 6,710.

Para quem pensa que o óleo diesel e o gás de cozinha ficaram para trás, os seus valores acompanharam a subida da gasolina englobando uma fração de 18,46% acumulada em 12 meses. Os combustíveis estão sendo os principais fatores de aumento na inflação conforme afirmou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas(IBRE/FGV).

Com a volta da economia mundial, a demanda por petróleo fez com que o mercado ofertasse pouco e cobrasse mais pelos barris, é o que afirma a Organização dos países exportadores de petróleo(OPEP).

No Brasil, um país totalmente dependente do mercado internacional na produção de petróleo quanto na cotação dos preços, sofre com os reajustes da estatal feitos totalmente baseados no valor do dólar.

A crise se intensifica quando se fala do álcool, já que o líquido é retirado da cana-de-açúcar que sofre com o período de crise hídrica e estiagem, fazendo com que o etanol tenha um preço elevado sem estabilidade.

Redação – Brasil do Trecho