Vapor de gasolina funciona?

Foto: carroeletrico.com.b

O motor a gasolina utiliza o vapor da mistura para funcionar, mas será que só ele consegue mover o veículo? Existem kits “Vapor de Gasolina” que estão sendo vendidos na internet e que prometem reduções no consumo de combustível.

Instalação e funcionamento do Kit “Vapor de Gasolina”. É verdade que melhora o consumo de combustível?

O carro com combustível gasolina utiliza o sistema de injeção eletrônica para fornecer combustível suficiente para a fase de combustão. Porém o método improvisado do kit visa substituir esse processo, utilizando-se o vapor de gasolina para deixar o sistema mais econômico.

O vapor de gasolina é um dos componentes envolvidos na mistura e que faz o veículo funcionar. Com o uso do kit uma quantidade inferior de gasolina seria disponibilizada para que o motor forneça energia suficiente para deslocar o veículo.

As pessoas que instalam o kit afirmam que não adianta liga-lo diretamente no tanque de combustível e envolve modificação em alguma etapa, como o reservatório e a injeção eletrônica. É necessário ter um reservatório com dois suspiros para entrada de ar, de modo que uma pequena quantidade de gasolina se mantenha.

Uma das mangueiras que compõe o kit deve ser ligada a esse reservatório e a outra é ligada a entrada de ar e tem a função de absorver o vapor de gasolina.

Deve ser instalado um dispositivo para que o sistema seja ligado e desligado quando o condutor achar necessário.

Será que compensa instalá-lo no veículo? 

O kit vapor de gasolina tem pontos positivos, mas também negativos e por isso é fundamental procurar opiniões de especialistas.

Não podemos afirmar ainda que o vapor de gasolina não tem a promessa de economia do combustível. Os veículos conseguem realmente ter energia para se deslocar através do uso do vapor, mas parece que os veículos não têm conseguido muita força para percorrer longos trajetos e subir ladeiras, utilizando apenas o vapor de gasolina.

O produto é comercializado de forma universal para que possa ser instalado em qualquer veículo de forma improvisada. Porém, a aplicação tem que ser personalizada de acordo com o automóvel. Existem relatos que afirmam a ocorrência de ruídos muito altos e fumaça forte.

Muitos motoristas não se sentem seguros em instalar o kit, pois não ao certo se ele provoca algum dano ao motor do veículo. É muito importante tomar cuidado com o motor do veículo para evitar problemas, como a fundição dele por exemplo.

Conclusão:

Devemos considerar que esse sistema é muito novo, recém descoberto e vem sendo testado, muitas vezes pelos próprios condutores de forma amadora. 

O vapor de gasolina ainda precisa ser estudado cientificamente e mais profundamente, para que seja possível elencar seus prós e contras de forma mais segura.

Redação – Brasil do Trecho