Série rodovias: Transamazônica, um lamaçal de problemas

Série rodovias Transamazônica, um lamaçal de problemas
Foto: Reprodução / Internet

Rodovia que tem uma grande importância para o transporte rodoviário de cargas

Uma das rodovias mais importantes do país é a BR-230, conhecida como a rodovia Transamazônica.

A via foi construída no governo de Emílio Garrastazu Médici entre 1969 e 1974 com o objetivo de ligar a região norte ao restante do país.

Transamazônica se tornou a terceira maior rodovia do país com quatro mil km de extensão, percorrendo os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e Paraíba.

Conhecida como uma rodovia transversal, grande parte do trecho não é pavimentado e em certas épocas do ano fica totalmente intransitável.

O intuito inicial era que a rodovia ligasse a região norte, nordeste e ainda dois países próximos: Peru e Equador, fato que não se concretizou.

No período de outubro e março, época em que a chuva se intensifica, o local  vira um grande trecho de lama e atolamento de caminhão. 

Desde sua inauguração o governo federal vem tentando pavimentar alguns trechos da BR um deles foi o estado do Pará concluindo uma obra de 56 Km da travessia entre Itupiranga e novo repartimento.

Redação – Brasil do Trecho