Série rodovias: Belém- Brasília, o sonho que matou o sonhador

Série rodovias: Belém- Brasília, o sonho que matou o sonhador
Foto: Reprodução / Internet

Rodovia bastante importante para o transporte rodoviário de cargas

A rodovia Belém-Brasília é um grande trecho formado por BR’s que ligam a capital do país no Distrito Federal, Brasília, à capital do estado do Pará, Belém.

A rodovia é formada pelas BR-060, BR-153, BR-080, BR-414, BR-242, BR-226, BR-230, BR-010, BR-222, BR-316 e BR-308. Hoje comporta um grande trecho de estocagem de grãos e produtos para todo país.

Belém-Brasília foi sonhada pelo então presidente da república, Juscelino Kubitschek de Oliveira, que compartilhou sua ideia com o engenheiro agrônomo Bernardo Sayão.

A rodovia foi pensada para poupar tempo na ligação com o norte do país, na maioria das vezes feita através do mar com um caminho marítimo.

A obra começou no Distrito Federal rumo a Belém e em Belém rumo ao Distrito Federal onde as duas vertentes se encontrariam em 1959.

A região seria a ligação com os futuros estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Pará.

O encontro entre as duas pontas ocorreria no dia 15 de janeiro com a presença de Juscelino Kubitschek e o engenheiro Bernardo Sayão, porém uma tragédia se abateu naquele dia. 

Um galho se desprendeu de uma árvore e acabou caindo no teto do barraco onde estava o engenheiro. Ele foi retirado às pressas sendo socorrido por um helicóptero. Bernardo morreu sobrevoando o local que construiu.

Hoje em dia a rodovia é formada por 2.772 km de extensão e conta com grandes trechos pavimentados.

Como a sua construção interferiu diretamente na natureza, sendo desmatada em diversos pontos por estrada adentro, em épocas de chuva alguns problemas de transbordamento de rios e até mesmo erosões são encontradas no decorrer da rodovia.

Outro fator que preocupa é a insegurança, já que muitos trechos são cercados de árvores, matas e terra, sendo um lugar ermo sem nenhum policiamento ou segurança.

Redação – Brasil do Trecho