Scania x Iveco duelo dos pesados movidos a gás e que pretendem esquentar as vendas no mercado brasileiro

A Scania já aplicava a tecnologia de caminhões movidos a gás desde 2019 sendo líder no segmento. Já a Iveco cresce com suas vendas na Europa e demonstra interesse em ampliar a aplicação de veículos movidos por biometano até 2030.

As duas empresas pretendem acirrar a disputa no mercado brasileiro e aumentam suas apostas para 2022

A Scaniva, marca sueca Scania e fabricante de Caminhões, Ônibus e Motores a Diesel vem crescendo nas vendas de caminhões a gás para diversos setores, como cosméticos e alimentos.

Em 2020, a Scania iniciou no mercado brasileiro a produção de caminhões movidos a gás, tendo também a intenção de iniciar as exportações com a Argentina.

Já a Iveco destacou sua ambição de aumentar sua participação no mercado europeu com o advento da redução de combustível fóssil até 2030 aproveitando o momento nos eventos e em discussões por combustíveis alternativos, além da energia elétrica. 

A Iveco comemora no mercado brasileiro os excelentes resultados e por isso é grande a expectativa sobre o lançamento de caminhões a gás no País, que estão em testes desde outubro deste ano.

Ambas as empresas buscam adaptar seus negócios e tecnologias com a utilização do gás na fabricação de seus novos modelos, afirmando que a sustentabilidade e a rentabilidade podem ser associadas também com o uso dessa fonte alternativa de combustível, ao mesmo tempo em que consumidores elevam seus padrões de qualidade.

O mundo inteiro esta começando a se adaptar a essa nova realidade, criando requisitos mais rígidos em relação à redução do uso por combustíveis fósseis e poluição sonora, direcionando as indústrias a buscarem novas tecnologias, em especial, para a indústria do transporte.

Os caminhões a gás da Scania

Toda a linha dos pesados da Scania movidos a gás possui ótima capacidade de condução, baixo consumo de combustível e autonomia de até 1.700 km, servindo para transportes urbanos, regionais e aplicações à longa distância.

Ela relaciona baixos níveis de emissão e excelente potência com seu motor a gás de 13 litros, com pleno potencial para longas distâncias, inclusive para serviços de construção e em outra combinação de 9 litros, oferecendo frotas com energia limpa e personalizadas.

Os motores de 9 litros possuem o mesmo chassi robusto de outros caminhões Scania, onde a entrada de ar foi redesenhada, possuindo um sistema de ignição de ponta, que proporcionam ótimo controle e máximo desempenho, condução suave e baixo nível de ruído.

Os caminhões a gás da Iveco

A Iveco efetua testes de seus modelos a gás no Brasil e planeja produzi-los em nosso país. Esses veículos já somam a quantidade de 36 mil rodando em várias partes do mundo, a maioria na Europa, porém projeta aumentar sua participação no mercosul também.

A marca Italiana não revelou detalhes de seu modelo que está sendo testado aqui no Brasil, mas promete abalar o domínio da Scania, que é a única a possuir essa opção de caminhões a gás em nosso país.

Um dos modelos à gás vendido na Europa é o S-Way Natural Power.

Natural Power significa obter o máximo do seu motor e ter o menor impacto sobre o ambiente e o melhor conforto acústico dentro da cabine.

Tem autonomia para até 1600 km com GNL, nova cabine que foi redesenhada, melhor economia de combustível, menor custo total de propriedade (TCO) e maior segurança do motorista, maximizando o desempenho aerodinâmico do veículo.

A Iveco oferece uma ampla gama de motores a gás natural, para atender a todas as aplicações.

O motor Cursor 13, possui cilindrada de 12,9 litros, processo de combustão e peso otimizados, oferecendo uma melhor eficiência de combustível mesmo em missões de longa distância, atendendo inclusive aos requisitos de transporte internacional.

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Redação – Brasil do Trecho