Saiba por que o aumento do frete marítimo impacta a vida do consumidor

Foto: Divulgação

O que esta acontecendo na vida do consumidor brasileiro que pode estar sendo afetada pelo frete marítimo? Veja a seguir!

O custo do frete subiu de maneira acentuada e vem alimentando a inflação

Vários problemas relacionados à logística marítima estão impactando na alta dos preços em uma infinidade de produtos que chegam à casa dos brasileiros pelos navios, em especial, dos nordestinos.

Vão desde eletrônicos, vestimentas, até alimentos etc. Essa tendência de alta está inflacionando a economia e continuará pressionando esses artigos também em 2022.

Segundo Larry Rabb Carvalho, advogado especialista nas áreas de transportes, infraestrutura e commodities, afirma que tem acompanhado esse processo e tem percebido que o custo do frete marítimo está disparando.

Mas o que está ocasionando essa alta?

Larry explica que esse desequilíbrio está ocorrendo principalmente devido ao aumento da demanda por frete, face ao reaquecimento da economia global, logo depois da flexibilização das medidas sanitárias de contenção da pandemia do Corona vírús.

As viagens estão ficando cada vez mais caras e demoradas, devido ao problema da falta de mão de obra nos portos, questões em relação ao Covid, paralisação de terminais ao redor do mundo, existindo um grande problema de fluidez, comenta.

O represamento de cargas, gerados pelos fatores acima, deve se prolongar por mais um ano até ser sanado, projetando que somente em 2023 deve existir melhora, prevendo uma maior oferta de navios.

Reflexos devido a alta de importações e exportações

Algumas empresas já alegam que não está valendo a pena utilizar o marítimo, em especial, quando se fala de granéis de baixo valor agregado.

O mercado tem sido bastante afetado também quanto as exportações, em que compradores estão cancelando pedidos porque não é mais viável, diz Larry.

Redação – Brasil do Trecho