Petrobras testará novo diesel renovável que é um combustível coprocessado com óleos vegetais

Foto: Autor Desconhecido

Os testes serão iniciados em janeiro de 2022.

Os testes do novo diesel terão a duração de seis meses

Apesar das recentes informações da presidência da república de que a privatização da Petrobras estaria sendo estudada pela equipe econômica, uma nova fonte de energia renovável estará sendo testada a partir de janeiro do próximo ano.

A estatal prevê seis meses de testes, junto a clientes, para avaliar a qualidade do produto, enquanto novas legislações possam ser aprovadas para a inserção do produto no mercado.

Trata-se de um combustível coprocessado com óleos vegetais e será produzido na Refinaria Presidente Getúlio Vargas – Repar, no estado do Paraná.

Durante o ano de 2020, a estatal já obteve sucesso em testes na Repar, mas deve passar por uma nova fase de testes. Sendo confirmada a excelência do produto, a mistura no diesel de substância não fóssil, poderá ser comercializada no país.

A refinaria do Paraná está acompanhando essa transição energética, dando continuidade às operações do negócio, tornando o ativo ainda mais atrativo para venda.

A capacidade da REPAR é de 114 mil toneladas de diesel renovável por ano, a partir do coprocessamento do óleo de soja refinado.

Estratégias da Petrobras

A produção do diesel renovável faz parte do projeto da Petrobras de inserir no mercado brasileiro, combustíveis produzidos a partir de novas tecnologias. 

A petroleira pretende realizar aportes de US$ 600 milhões em novas unidades de produtoras, contudo, ainda depende de avanços regulatórios no país para que isso ocorra, de acordo com o plano estratégico 2022-2026.

Esse montante inclui as adaptações nas refinarias de Paulínia (Replan) e Cubatão (RPBC), localizadas em São Paulo, para que tenham juntas a capacidade de produzir 505 mil toneladas ano de combustível renovável. 

Redação – Brasil do Trecho