Para receber novas máquinas agrícolas, produtores enfrentam fila

Para receber novas máquinas agrícolas, produtores enfrentam fila
Foto: Tv Tem

As entregas podem levar até dois meses

A falta de componentes eletrônicos afeta também as indústrias de máquinas agrícolas.

Como ocorre na indústria automotiva de veículos zero, a mesma situação relacionada a falta de componentes eletrônicos afeta também a indústria de máquinas agrícolas, fazendo com que boa parte das entregas demore até dois meses para efetivação.

Crise mundial de abastecimento afeta a entrega de matéria-prima de vários materiais

Esse problema é um dos efeitos da crise geral de abastecimento mundial que tem como consequência a demora para entregar o produto ao cliente e isso está afetando também os produtores rurais.

O mercado de máquinas agrícolas aumentou quase 50% e está em alta, em relação ao ano anterior, porém o estoque não está sendo suficiente para atender a demanda.

Se não fosse pela crise global de abastecimento de componentes eletrônicos, com o aumento do agronegócio, a venda de máquinas poderia terminar 2021 com um faturamento de R$ 38 bilhões, bem maior que o esperado.

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), nos últimos meses faltaram também outros componentes como o aço, pneus, resinas e materiais plásticos e a reposição dos componentes eletrônicos deve voltar ao normal somente no segundo semestre de 2022.

Redação – Brasil do trecho