O que fazer quando o motor a diesel disparar?

Foto: Arquivo da internet

O disparo ou “overspeed” do motor a diesel não é tão raro assim. Quando esse fenômeno ocorre, na maioria das vezes o resultado é desastroso.

Mas o que é o disparo do motor?

Está relacionado ao funcionamento totalmente descontrolado do motor e em altíssimas rotações. Mesmo quando se corta a alimentação do combustível, não é possível desligar o motor ou reduzir a velocidade dele.

É comum ocorrer a produção de muita fumaça pelo escapamento, geralmente da cor branca. Em pouco tempo, se nada for feito, a capa de uma ou mais bielas se soltarão, provocando a quebra violenta do bloco, lançando peças para todo o lado.

Quais são as causas para disparo do motor?

As causas podem ser muitas. Os motores a diesel (ignição por compressão) não tem controle de entrada de ar na admissão (borboleta).

Depois é preciso saber que qualquer substância se inflama a mais de 400ºC. Nos motores mais antigos, que possuem bombas injetoras mecânicas, um mau funcionamento do regulador centrífugo (governador da bomba ou do blower nos motores de 2 tempos) pode gerar o disparo do motor.

Existem outras razões que podem causar um motor moderno a disparar também

A alimentação descontrolada do motor por óleo, em virtude da ventilação do cárter ou do turboalimentador, pode causar o disparo do motor.

Se essa alimentação for excessiva o motor pode entrar em sobrerrotação, iniciando um ciclo vicioso

Em todas esses casos, não adianta nada cortar a alimentação de óleo diesel, pois o motor não está sendo mais alimentado por ele. 

Também não há qualquer tipo de controle na quantidade de ar que entra no motor onde as câmaras de combustão estão quentes o bastante para inflamar o lubrificante. Assim, o mesmo só aumentará cada vez mais a sua rotação até quebrar. 

A única saída segura para este problema é bloquear a entrada de ar do motor. Sem ar, não terá combustão e o motor vai parar. Uma simples placa de madeira para interromper a entrada de ar, pode resolver o problema!

Mas é preciso ser rápido. Um motor disparado é muito imprevisível e se o acesso à admissão for difícil e o motor já estiver disparado há bastante tempo é melhor se afastar e proteger-se, tendo um extintor de incêndio próximo e aguardar o inevitável.

YouTube video
Canal Truck Force

Redação – Brasil do Trecho