O Presidente da República Jair Bolsonaro, afirmou neste domingo (5) que a Petrobras anunciará reduções de preços dos combustíveis

Foto: Agência / Petrobras – Editada por Brasil do Trecho

O chefe do Executivo, ainda não orientou quais serão os percentuais de redução e nem os prazos.

Um dos principais fatores para o aumento da inflação e a véspera de ano eleitoral, Bolsonaro afirma que a estatal reduzirá os preços dos combustíveis 

A crescente inflação, que já ultrapassou os dois dígitos no acumulado em 12 meses é um dos problemas enfrentados pela equipe econômica do governo federal e a alta consecutiva dos combustíveis, em relação a política praticada pela Petrobras, vêm contribuindo para que isso ocorra.

Nesta domingo (5), Bolsonaro afirmou que a Petrobras começará a anunciar reduções nos preços dos combustíveis, a partir desta semana, porém ainda sem dizer qual o percentual e os prazos.

Com certeza a popularidade do presidente será afetada pela inflação alta, que têm causado muita insatisfação no país. Os prefeitos, por exemplo, reclamam que estão sendo obrigados a reajustar as tarifas do transporte público, por conta disso.

Os caminhoneiros também estão sendo duramente afetados pela alta dos preços dos combustíveis. A categoria nos últimos meses vem demonstrando muita insatisfação e organizando frequentes paralizações e manifestações contra a política de preços da Petrobras e a falta de ação do governo federal para conter isso e a inflação.

Ao ser pressionado pelos caminhoneiros, o governo anunciou um auxílio de R$ 400,00 para a classe. O presidente da República também vem atribuindo aos governadores e à própria estatal a responsabilidade desses aumentos, apesar de que um dos impostos cobrados (ICMS) é uma consequência e não a causa dos aumentos, pois ele é cobrado após o aumento, de forma indireta, não tendo relação ou influência na política de preços dos combustíveis que vêm sendo praticada.

Bolsonaro disse também que estaria tentando encontrar uma solução com o ministro da Economia Paulo Guedes e afirmou que não tem controle ou domínio sobre a Petrobras, voltando a atacá-la!

Redação – Brasil do Trecho