Caminhoneiro abre baú do caminhão e é surpreendido por um forte jato de ar

Foto: Reprodução de vídeo

Ele recebeu um jato de ar no rosto ao abrir a porta do baú de seu caminhão frigorífico.

Mas porque isso ocorre?

A temperatura e a pressão atmosférica são grandezas diretamente proporcionais. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que sempre que se aumenta a temperatura ocorre o aumento da pressão e vice-versa.

Mas como ocorre em um baú de um caminhão frigorífico ou em outro ambiente semelhante?

Em um ultracongelador, por exemplo, após seu funcionamento ou especialmente, no encerramento do ciclo de degelo, acontece uma elevação súbita da pressão do ar no seu interior, face ao abrupto aquecimento.

Com isso, ficou fácil entender o por que do condutor ter levado um jato da pressão do baú frigorífico em seu corpo, pois o repentino aumento atmosférico no seu interior pode provocar isso por exemplo, como também a abertura da porta frigorífica ou até a ruptura da vedação na junção entre os painéis frigoríficos.

YouTube video
Vídeo mostra o motorista recebendo o jator de ar – Brasil do Trecho

Veja o que pode ser feito para evitar que isso ocorra

Existem empresas que verificaram esse fenômeno e estudaram uma forma de evitar que isso ocorra. Elas criaram uma válvula equalizadora de pressão para câmara frigorífica, entre outros ambientes que precisam manter a pressão interna e refrigerada.

A denominada “Válvula de Alívio de Pressão” é indispensável para equilibrar a atmosfera de um local hermético e refrigerado em relação ao ambiente externo, especialmente aqueles que mantém baixas temperaturas, como a de -10ºC.

Com isso, a porta do recinto ou em nosso caso específico, do baú do caminhão, poderá ser aberta com maior segurança, sem o profissional receber um jato da pressão atmosférica do recinto refrigerado em seu rosto.

A válvula também é um importante medidor de pressão, para saber se a pressão interna do recinto caiu e desta forma, pode ser em virtude da necessidade de manutenção das vedações existentes, ou seja, ela ajuda a preservar o ambiente frio e mantém refrigeradas as mercadorias estocadas nesses locais.

Redação – Brasil do Trecho